Identificar e contar objectos/números

Resolvido/Fechado
pieiro - 9 out 2013 às 00:36
 pieiro - 20 out 2013 às 10:38
Bom dia,
o que me trás hoje aqui é uma situação que quero fazer no excel mas que não sei se dá para fazer nem como fazer é o seguinte:

tenho em varias células quantidades multiplicadas por números(ex: célula 1: 2*121,3*47,5*22 célula 2: 10*47,2*17,4*60 célula 3: 3*121, 4*22,1*17,3*60,1*47)

cada célula está preenchida exactamente como descrito anteriormente
2*121,3*47,5*22
10*47,2*17,4*60
3*121, 4*22,1*17,3*60,1*47

o que eu quero fazer é contar quantas vezes se repetem os números multiplicados nas células, por exemplo quero que me apareça
5*121,14*47,9*22,3*17,7*60

isto é a soma de cada número igual multiplicado nas células

Obrigado, antecipadamente

pieiro

6 Respostas

Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
9 out 2013 às 15:39
Pieiro, Boa Tarde.

Por favor, para que seja possível entender melhor a sua necessidade e poder ajudá-lo é preciso esclarecer melhor um pouco a situação.

"...tenho em varias células quantidades multiplicadas por números..."
célula 1: 2*121,3*47,5*22

O conteúdo desta célula é TEXTO ou você tem estes números multiplicados e só aparece o resultado final em cada célula?

Para poder trabalhar com operações matemáticas utilizando TEXTOS é possível mas é muito mais complexo e trabalhoso na planilha. Geralmente nem vale a pena fazer isto.

Como você obtêm esta sequencia de caracteres na célula?

Para que eles servirão?

Se você quiser explicar o que realmente você pretende fazer, talvez possamos sugerir uma maneira mais prática de você utilizar o EXCEL para fazer isto.

As vezes se você disser qual é o seu projeto, quem sabe já até não existe algo parecido e bastará adaptar para atender a sua necessidade.

Lembre-se:
O Excel é uma ferramenta muito poderosa.
Existem milhares de projetos diferente feitos nele.

Fico aguardando uma resposta.
Estou disposto a ajudar.
1
Boa noite,
isto é para uma situação de trabalho:
existem varios rolos para cortar em dimensões mais pequenas ex:121,47 e 22, no exemplo da célula 1 o rolo iria ser corto em 2 rolos de 121mm + 3 rolos de 47mm e + 5 rolos de 22mm, o problema é que existem vários rolos para cortar por semana e a lista com os cortes que é para fazer em cada um deles vem no formato que indiquei célula 1: 2*121,3*47,5*22, como são muitos rolos a lista é grande e não são apenas estas dimensões para se cortar existem muitas outras dimensões o que dificulta em muito as coisas, actualmente temos de contar "à mão" ir a cada célula e ver quantos cortes há de cada dimensão, e depois soma-los todos para saber a quantidade de cada medida precisamos, só dessa forma sabemos se temos as quantidades suficientes de cada dimensão para efectuar os cortes, caso não existam suficientes temos de encomendar as que estão em falta.
espero ter ficado mais claro, mas se houver alguma duvida esteja à vontade para a expor.

Obrigado

pieiro
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
10 out 2013 às 00:40
Pieiro, Boa Noite.

Entendí perfeitamente a sua necessidade agora.
Automatizar este processo será um bom desafio.

Vou ajudá-lo.
Vamos contruir algo profissional e totalmente automático.


Se você puder fazer a gentileza em responder algumas dúvidas minhas, ajudará imensamente na construção do processo.

1) Você falou que são várias dimensões existentes. As dimensões são de tamanho padrão OU pode ser QUALQUER TAMANHO desejado?
Resp.:

2) Você disse que são muitas dimensões diferentes. São muitas quantas? 100 ou 200? QUANTAS?
Resp.:

3) Se fosse necessário, você poderia fazer uma lista com todas as medidas utilizadas para fazer os cortes dos rolos?
Resp.:

4) Você faz a conta para saber quantos pedaços de cada dimensão você precisa OU o que interessa mesmo é saber a metragem final de TODOS os cortes para verificar no seu estoque se os rolos que você tem permite você atender os pedidos?
Resp.:

5) Qual a metragem do rolo original sobre o qual você fará os cortes, obtendo os diversos pedaços no final do processo?
Resp.:

6) Já que você recebe estes pedidos no próprio EXCEL, imagino que outra pessoa os digite antes de passar para você. Este layout de entrada da coluna A poderia ser mudado? Poderia ser construída uma outra planilha para que a pessoa digitasse estes dados de maneira um pouco diferente mas com um resultado final igual para você?
Resp.:

7) Você poderia salvar uma planilha destas em algum site gratuito, www.speedyshare.com, e colocar o link aquí para que eu possa ver como está organizado o seu layout? Se não puder, tudo bem. Mas ajudaria muito se pudesse.
Resp.:

Vamos fazer isto funcionar.
Fico aguardando as respostas.
0
Boa noite,
então vamos lá responder às questões que me colocou para você ficar mais dentro daquilo que eu preciso.

1) Você falou que são várias dimensões existentes. As dimensões são de tamanho padrão OU pode ser QUALQUER TAMANHO desejado?
Resp.: As dimensões são sempre números inteiros e podem variar entre os 10mm e os 250mm

2) Você disse que são muitas dimensões diferentes. São muitas quantas? 100 ou 200? QUANTAS?
Resp.: são umas 240 dimensões diferentes.

3) Se fosse necessário, você poderia fazer uma lista com todas as medidas utilizadas para fazer os cortes dos rolos?
Resp.: todos nos números inteiros desde os 10mm até aos 250mm.

4) Você faz a conta para saber quantos pedaços de cada dimensão você precisa OU o que interessa mesmo é saber a metragem final de TODOS os cortes para verificar no seu estoque se os rolos que você tem permite você atender os pedidos?
Resp.: eu preciso saber quantos pedaços de cada dimensão, pois os rolos tem todos dimensões definidas e é com base nessas dimensões que são planeados os cortes em dimensões mais pequenas.

5) Qual a metragem do rolo original sobre o qual você fará os cortes, obtendo os diversos pedaços no final do processo?
Resp.: os rolos normalmente medem 500mm de largura e é essa dimensão que interessa para planear os cortes mais pequenos, pois a soma dos cortes mais pequenos não podem exceder a largura do rolo.

6) Já que você recebe estes pedidos no próprio EXCEL, imagino que outra pessoa os digite antes de passar para você. Este layout de entrada da coluna A poderia ser mudado? Poderia ser construída uma outra planilha para que a pessoa digitasse estes dados de maneira um pouco diferente mas com um resultado final igual para você?
Resp.: sim estes pedidos são feitos por outra pessoa e já vem nesse formato, quanto a alterar a forma como os dados são inseridos na folha de excel receio ser difícil de alterar, pois isso vem de outro departamento e sabe como é departamentos diferentes não querem saber dos nossos problemas, provavelmente a resposta seria "se vira não vou mudar para você ficar melhor".

7) Você poderia salvar uma planilha destas em algum site gratuito, www.speedyshare.com, e colocar o link aquí para que eu possa ver como está organizado o seu layout? Se não puder, tudo bem. Mas ajudaria muito se pudesse.
Resp.: coloquei no sitio que me indicou o endereço é este:
http://speedy.sh/Y3bvb/Outubro2013.xlsx
esta é uma cópia do pedido para uma semana deste mês



quero também dizer que os números da coluna A são o numero de rolos que precisamos cortas com as dimensões que estão na coluna B por exemplo:
o primeiro tem 4 na coluna A e tem 5*96 na coluna B isso que dizer que são precisos 4*5=20 rolos de 96mm olhando para o seguinte, 20 na coluna A e 4*106,1*47 na coluna B isso quer dizer que são precisos 20*4=80 rolos de 106mm + 20*1=20 rolos de 47mm.

obrigado por tudo

pieiro
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
13 out 2013 às 01:11
Pieiro, Boa noite.

Agradeço-lhe a gentileza em responder às dúvidas.
Nem sempre quem pede ajuda está interessado em esclarecer quem quer ajudar com informações à respeito da própria dúvida.

Entendo perfeitamente a sua situação quanto ao fato de não poder alterar o layout do pedido, devido a interação com outros departamentos da empresa.

Fiz inicialmente um trabalho BEM ARTESANAL, onde você pode ver claramente os passos que foram seguidos para tentar resolver a questão utilizando somente fórmulas.

Baseado no layout das duas colunas que você tem de dados para calcular, foi feito um processo que funciona praticamente instantâneo.
No meu computador que é um PC bem antigo ele foi muito rápido.

O objetivo é:
* Você COPIA as duas colunas que tem para calcular A e B
* COLA na planilha de Cálculo de Cortes, no mesmo lugar
* APERTA o botão SEPARAR (AZUL) e CLICA no OK na janela que aparece.
* PRONTO !

Pode clicar a aba == TOTAIS == e o resultado está lá.

Além deste procedimento acima não é necessário fazer NADA na planilha.

Foi utilizado o gravador de macros para gravar uma macro que pega a coluna de dimensões e utiliza a FUNÇÃO "TEXTO PARA COLUNAS" só para facilitar.
A macro só faz isto.

Fiz vários teste aqui.
Fazia os procedimentos acima, clicava na aba ==TOTAIS==, pegava os resultados, salvava como WEEK número tal.
Nem salvava a planilha cálculo com os dados novos não.
Fechava sem salvar.
Quando abria era só copiar novos dados e seguir em frente.


Faça um teste VOCÊ..
Arquivo ORIGINAL com o pedido da semana:
http://speedy.sh/42Mjf/ORIGINAL-1.xls

Arquivo de CÁLCULO de CORTES onde deverão ser coladas as colunas com o pedido
http://speedy.sh/9eHb7/Calculo-Cortes-Final-1.0.xls

Obs.: Tem uma dimensão onde está escrito (slotted).
Com isto escrito não funciona.

Veja se isto atende a sua necessidade por enquanto.
Qualquer coisa pode perguntar.

Espero ter ajudado.
0
Peço desculpa pela demora, mas tenho estado afastado do email ultimamente, já vi e testei a folha que você criou.
Muito obrigado, pelos testes que fiz funciona perfeitamente, agora é bastante mais fácil o nosso trabalho.
Mas agora queria saber como se faz isso, eu gostava de aprender mais sobre o excel, poderia dizer-me como fez isto eu quero muito aprender.

Mais uma vez, muito obrigado.

pieiro
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade