Formula Excel

Resolvido/Fechado
Caio - 15 jul 2014 às 15:30
Caioleme25 Posts 4 Data de inscrição terça 15 de julho de 2014 Status Membro Última visita 16 de julho de 2014 - 16 jul 2014 às 10:59
Bom dia,

Por favor preciso de uma ajuda e não estou encontrando

Tenho uma variavel de dados e preciso formatar uma formula para achar o resultado.

Exemplo,

Sou taxado em um valor X dependendo do valor do produto, e gostaria de colocar o valor do produto e automaticamente a celula puxar o valor da taxa correspondente

Exemplo de taxas

de 0 a 100 sou taxado em 18
de 99 a 199 sou taxado em 25
de 200 a 299 sou taxado em 35
de 399 a 499 sou taxado em 45
de 500 a 799 sou taxado em 50

Quero criar uma planilha que quando coloco o valor principal na célula A1 na celular A4 já me apareça a taxa correspondente

Exemplo

A! = 200 então na A4 já me mostra que a taxa e 35

estou quebrando a cabeça já até consegui o inicio da formula usando SE mas não consigo pegar todas as variáveis, so consegui a primeira variável o resto da erro usando OU

Me ajudem por favor

Obrigado

4 Respostas

Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
15 jul 2014 às 16:06
Caio, Bom dia.

Para resolver esta sua questão, existe uma função que resolve isso de maneira perfeita.

PROCV - versão Português-Brasil
O ideal é montar uma tabela e depois fazer a pesquisa por ela.

No seu exemplo de tabela existe uma falha na relação que você informou.

Veja no exemplo abaixo e me diga se assim funciona para você.
Nele eu criei uma tabela com tres colunas apenas para melhorar a questão visual, mas poderia ser uma tabela apenas com as colunas em Azul.

http://speedy.sh/TJXTG/15-07-2014-PT-Kioskea-Exemplo-Tabela-Caio.xlsx

Era isso que você queria?
Eu espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0
Caioleme25 Posts 4 Data de inscrição terça 15 de julho de 2014 Status Membro Última visita 16 de julho de 2014
15 jul 2014 às 19:06
Prezado Mazzaropi

Perfeito e isso mesmo, agora so preciso aprender a criar a formula, tentei reproduzir mas não tive sucesso, pode me passa um passo a passo

obrigado
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
16 jul 2014 às 08:26
Caioleme25, Bom dia.

O Help do Excel tem uma explicação sobre esta função com vários exemplos e é feito de maneira didática muito boa. Experimente acessar.

Mas vamos ao solicitado Passo-a-passo.
Esta função é bem simples.

Função PROCV.

Ela Procura valores em uma COLUNA, por isto o V de vertical.
A função procura por valores na coluna indicada e depois, de forma indexada, responde com o valor indicado em qualquer coluna desejada que esteja À DIREITA desta primeira coluna.

No seu exemplo a sua tabela é E2:G6
A primeira coluna, E , será onde os valores de pesquisa serão procurados.
A segunda coluna F e a terceira coluna G são as colunas possíveis de retornarem com a sua resposta.

Vamos à função:

=PROCV ( A1 ; E2:G6 ; 3 ; VERDADEIRO )

A1 --> Valor que será procurado na primeira coluna da tabela.

E2:G6 --> Esta é a sua tabela.
Da coluna E até a coluna G, e da linha 2 até a linha 6.
A coluna E será onde o valor de A1 será procurado.

3 --> Indica que você quer trazer como resposta o valor da coluna 3, isto é, G, referente a mesma linha de onde foi encontrado o valor na coluna 1, isto é, E.

VERDADEIRO --> Significa que você deseja encontrar um valor exato OU se este valor não for localizado, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor procurado será retornado. Esta cláusula é perfeita para pesquisas por faixas em tabelas como a sua.

Vamos a um EXEMPLO prático:

A1 --> 199
A função vai procurar 199 na coluna E2 até E6

Como ela não vai encontrar este valor exato, a função procura um valor que seja imediatamente menor do que este, obedecendo o que está escrito na última cláusula da fórmula: VERDADEIRO
Então, ela encontrará o valor 100 em E3.

Aí a função irá localizar na coluna 3 (G) o valor correspondente e encontrará 25, que é a sua resposta.

Portanto, a tabela somente utiliza as colunas E e G para a pesquisa e resposta.
A coluna F foi colocada lá apenas para compor as faixas da sua tabela e facilitar o visual de quem analisa a planilha.

Era isso que você queira?
Eu espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0
Caioleme25 Posts 4 Data de inscrição terça 15 de julho de 2014 Status Membro Última visita 16 de julho de 2014
16 jul 2014 às 10:59
Prezado Marcílio

Muitíssimo obrigado por esta aula de Excel. muito bom poder contar com a cooperação de todos

adorei a iniciativa do blog

grande abraço

atenciosamente
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade