Planilha do Excel

Resolvido/Fechado
susana.aguiar Posts 7 Data de inscrição sábado 5 de agosto de 2017 Status Membro Última visita 6 de agosto de 2017 - Atualizado em 6 ago 2017 às 08:17
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 - 7 ago 2017 às 11:41
Olá, pessoa.. preciso de ajuda!
Estou fazendo no Excel a classificação do nível socioeconômico de 1022 indivíduos. Nesta planilha tenho uma coluna para cada item onde se questiona a quantidade existente dentro da casa de cada um deles. (Ex: banheiro, automóvel, freezer, etc..). Para cada um desses itens há uma pontuação diferente (Ex: Banheiro: Não possui=0; 1=3; 2=7; 3=10; 4 ou +=14). Comecei usando a função "SUBSTITUIR", porém tive problemas nas situações em que o indivíduo possui "1 item", que equivale a 3 pontos, pois a fórmula se confunde já que tenho também a opção "3 itens" e me fornece uma pontuação errada. Há alguma fórmula em que eu possa substituir mais de um valor ao mesmo tempo em uma mesma coluna?

5 Respostas

Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
5 ago 2017 às 11:47
suzana.aguiar, Bom dia.

Não deu para compreender exatamente o que você precisa.

Para que você utiliza a função substituir?

Você disse que tem vários indivíduos.
Cada linha se refere a 1 indivíduo?

Como cada linha abrange várias colunas e cada coluna se refere a um ítem específico e cada ítem, dependendo da resposta, terá um valor diferente, a sua intenção é ao final da linha, após as colunas de ítens, é ter uma célula com o total de pontos do indivíduo daquela linha?

Será se que você utilizasse uma tabela com os pontos para cada ítem não facilitaria a sua contagem?
Com a tabela de referência ainda ficaria mais fácil controlar os valores de cada ítem e mesmo se houver alguma alteração ficaria mais fácil.

Se você gravar um modelo da planilha em algum site gratuito, www.sendspace.com, e colocar o link aqui para download ficará mais fácil para ajudar.

Aguardamos a sua resposta.
0
susana.aguiar Posts 7 Data de inscrição sábado 5 de agosto de 2017 Status Membro Última visita 6 de agosto de 2017
5 ago 2017 às 14:25
Olá
Não sei se usei a ferramenta de forma correta, mas tentei gravar um pedacinho da planilha.. segue o link

https://fs06u.sendspace.com/upload?SPEED_LIMIT=0&MAX_FILE_SIZE=314572800&UPLOAD_IDENTIFIER=1168456941.1501953116.C94C0C65.17.0&DESTINATION_DIR=1

Cada linha se refere a um indivíduo. Cada coluna se refere a um item da classificação socioeconômica. Ao final vou precisa fazer a soma da pontuação de cada indivíduo para classificá-los, porém antes preciso pontuar cada item, de acordo com a resposta de cada indivíduo.

Estou tentando de várias formas, mas não está fácil :(
Se puder ajudar agradeço muito
0
susana.aguiar Posts 7 Data de inscrição sábado 5 de agosto de 2017 Status Membro Última visita 6 de agosto de 2017
5 ago 2017 às 14:30
acho que este é o link certo
https://www.sendspace.com/file/kelgsb
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
5 ago 2017 às 16:25
suzana.aguiar, Boa tarde.

Restaram algumas dúvidas:

a) Todas as respostas são formato TEXTO independente de serem valores?

b) As respostas veem automaticamente de algum outro aplicativo?

Montei uma pequena fórmula que pega o valor automaticamente na sua tabela alterada.
Porém, alguns problemas aparecem.
Tem alguns registros sem valor: fundo laranja
Algumas respostas está 4ou+, aí a tabela falha. Fundo azul.

Este pedaço da planilha que você enviou é a planilha original onde deverá incluir as fórmulas ou já é a planilha em que você começou a testar o substituir?

Assim que eu entender tudo irei ajudar você a montar a versão final.

Veja como está até agora:
https://www.sendspace.com/file/5tnew1
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0
susana.aguiar Posts 7 Data de inscrição sábado 5 de agosto de 2017 Status Membro Última visita 6 de agosto de 2017
5 ago 2017 às 16:34
Olá!

Sim, todas estão em formato TEXTO independente de serem valores.

Essas respostas foram digitadas manualmente após a aplicação de um questionário.

Os registros sem valor correspondem a indivíduos que não responderam esta questão.

Será que devo substituir a expressão 4 ou + por uma outra para evitar o erro?
0
susana.aguiar Posts 7 Data de inscrição sábado 5 de agosto de 2017 Status Membro Última visita 6 de agosto de 2017
5 ago 2017 às 16:59
Para que você possa entender melhor, segue a planilha completa do estudo piloto.

https://www.sendspace.com/file/koysay

O estudo com os 1022 indivíduos possui um formato igual a este..
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
5 ago 2017 às 17:09
susana.aguiar,

"Essas respostas foram digitadas manualmente após a aplicação de um questionário.
Será que devo substituir a expressão 4 ou + por uma outra para evitar o erro?
"

Você pode manter a expressão 4ou+ no questionário a ser respondido.
Porém, como para apuração final o valor para 4 ou mais não se altera, sugiro digitar apenas 4, como resposta.

Fiz algumas pequenas alterações.
https://www.sendspace.com/file/r1syd6

Por favor, nos diga se assim funciona para você?
0
susana.aguiar Posts 7 Data de inscrição sábado 5 de agosto de 2017 Status Membro Última visita 6 de agosto de 2017
5 ago 2017 às 19:22
Funciona sim!! Como faço para reproduzir esta formula para os outros itens que também terei que pontuar?
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
6 ago 2017 às 09:33
susana.aguiar, Bom dia.

"...Como faço para reproduzir esta formula para os outros itens..."
Como é fácil perceber, a função de pesquisa se baseia em localização física dos dados.

No caso do AUTO os valores da tabela que você montou estão no intervalo H5:I8.
Então a função pesquisa o valor da resposta SEMPRE na primeira coluna da tabela. Nesse caso, H5:H8

O valor que você quer encontrar está na 2ª coluna da tabela.
Nesse caso, I5:I8.
Por isso você digita o número 2 na função, indicando que quer o resultado da 2ª coluna da tabela. É só isso.

Como cada tabela está em uma posição diferente da planilha, basta adaptar a localização para sincronizar com o tipo de dado que está pesquisando.

Como a sua pesquisa está estruturada de forma bem profissional, sugiro que você crie uma aba exclusiva para a tabela de pontuação.
Assim, todos as referências estarão no mesmo lugar, automatizando tudo.

Você pode automatizar até mesmo as respostas da pergunta referente à escolaridade.
Basta utilizar uma outra fórmula combinando ÍNDICE + CORRESP.

Fiz um pequeno exemplo para você.
https://www.sendspace.com/file/sua0n4

Espero ter ajudado no seu trabalho.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0
susana.aguiar Posts 7 Data de inscrição sábado 5 de agosto de 2017 Status Membro Última visita 6 de agosto de 2017
6 ago 2017 às 17:05
Olá, boa tarde. Gostaria de agradecer muito a sua ajuda! Deu super certo! Já consegui fazer a pontuação do estudo piloto e também do estudo envolvendo os 1022 indivíduos, tudo isso em curto período graças a sua ajuda. Obrigada mesmo!!!
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
7 ago 2017 às 11:41
susana.aguiar, Bom dia.

Obrigado pelo feedback.

Fiquei feliz em poder ajudar você no seu trabalho.

Tenha um ótima semana.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade