Memorias RAM não funcionam em "ALGUMAS" placas mães

dheyvid - Atualizado em 19 jun 2022 às 00:22
Olá, me chamo Dheyvid, eu usava uma h61 da ASUS com 8gb de ram DDR3 em dual channel e a algum tempo comprei uma placa-mãe itautec st 4265, que é uma B75M-D3P só que homologada pela itautec, e ela a principio parecia estar tudo ok, porém abaixo do slot pci da placa na parte de baixo bem no final estava com uma comida ou rachadinha, não sei explicar porém colocarei a foto. https://photos.google.com/share/AF1QipObSGrw9CiHgezpBL8qkSrhYsbi8kwsZbP4K9otOYFR-sZ4v4jQxll782THfUS2vA?key=aTdoRUhwRGdhWGFRdEh1a19RNGV0dkxJYjdHQjFB
Montei o computador e de inicio estava funcionando tudo bem.
O problema veio após algumas horas testando a placa-mãe, velocidade do sata 3, verificando no aida e cpu-z as informações da placa, e por ai foi, quando pensei em desligar o computador e ligar novamente para ter certeza que estava tudo nos conformes, e foi isso que fiz. Assim que o computador desligou esperei uns segundos e apertei o botão de ligar novamente e então o computador parou de apresentar vídeo, a placa-mãe não dava bip, pensei que poderia ser algo relacionado as minhas memórias ram, contato sujo ou enfim, tirei elas e limpei tudo certinho tanto os slots de memórias da placa quanto as próprias memórias, passei a borracha nas memórias e spray de limpa contato, nos slots da placa-mãe passei mais limpa contato, claro isso com a fonte desligada, e as coloquei novamente dessa vez nos outros 2 slots que a placa-mãe tinha de mesma cor.
Apertei o botão do gabinete mais uma vez com a esperança de dar vídeo novamente porém não ocorreu. Troquei as memórias de slot novamente e nada, usei em single-channel e nada.
Até que pensei em pegar outro pente de memória RAM e testar para ver se foram minhas memórias ram que haviam queimado, e foi isso que fiz, e enfim o computador voltou a dar vídeo.
Gostaria que o problema tivesse se encerrado ali porém, ao desligar e tentar liga-lo novamente, sim, parou de apresentar vídeo mais uma vez.
Tentei limpar mais uma vez os slots e as memórias e nada. Conclui que por algum motivo a placa-mãe estava queimando minhas memórias ram, então irritado, devolvi a st 4265 para o vendedor do ML.
Nisso peguei novamente a minha h61 e montei meu computador como estava antes e o problema realmente continuou, todas as 3 memórias ram estavam de alguma forma impossibilitando o computador de dar vídeo, não dava bip. Tentei coloca-las de todas as formas, dual channel, single-channel, todas as combinações possíveis.
Pensei que aquilo que antes eram memórias ram, agora seriam apenas lixo eletrônico, porém, não foi bem isso que eu pensava.
Meu pai tem uma h81m-s1 da gigabyte que também é DDR3, foi dai onde tirei a outra memória RAM para testar na st 4265, e por incrível que pareça todas as memórias ram que pararam de funcionar a partir da st 4265 começaram a funcionar como se nada tivesse acontecido, o computador de meu pai tanto deu vídeo, como também apresentava todas as informações corretamente das memórias ram no sistema, cpu-z e aida.
Pensei que as memórias haviam voltado a vida então mais uma vez tentei colocar na minha h61 e não apresentou vídeo, nenhuma das 3.
Como meu pai tinha mais 1 memória RAM DDR3 que não havia sido testada ainda na st 4265, tentei coloca-la em meu computador para ver no que dava, e sim, deu vídeo novamente. Então mais uma vez, testei uma por uma no computador de meu pai que tinha uma h81m-s1 e nelas funcionavam como se nada tivesse ocorrido.
Após algum tempo ganhei outra placa-mãe que é uma z77-d3h da gigabyte e ela também não conseguia inicializar com nenhuma dessas 3 memórias ram que haviam sido colocadas anteriormente na st 4265, apenas com aquela que não havia sido testada. E até hoje essas memórias só funcionam na h81 de meu pai.

A minha duvida está relacionada ao fato do porque essas 3 memórias ram ao coloca-las nessa st 4265 em especifico apresentou esse tipo de problema, problema esse que só permitiu o computador com a h81m-s1 inicializar, e se teria alguma forma de concerta-las. Alguém saberia me informar?

Configuração: Configuração: Windows / Chrome 102.0.0.0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!