Cris
-
11 dez 2013 às 09:14
visualmagu
Posts5Data de inscriçãodomingo 11 de maio de 2014StatusMembroÚltima visita11 de maio de 2014
-
11 mai 2014 às 21:28
Bom dia,
tenho uma planilha que contém itens com quantidades, porém esses itens se repetem, e eu gostaria de somar as quantidades repetidas.
EX
1001 10
1001 20
Eu quero que fique 1001 30
O que devo fazer?
Veja também:
Dos itens citados abaixo, indique quais são os tipos básicos de elementos gráficos que podem ser usados para aprimorar as planilhas.
visualmagu
Posts5Data de inscriçãodomingo 11 de maio de 2014StatusMembroÚltima visita11 de maio de 20144 11 mai 2014 às 21:28
Há mais do que uma forma de realizar a tarefa.
A B C D
1 Norte 10 5 ??? ???? =B1*C1 (Apresenta 50 em D1)
2 Sul 20 3 ??? ???? =B2*C2 (Apresenta 60 em D2)
3 Centro 50 2 ??? ???? =B3*C3 (Apresenta 100 em D3)
4
5 Total ???? ??? ??? ???? =soma(D1:D3) Apresenta 210 em D5)
? ?
? ???????????? =média(C1:C3) Apresenta 3,33 em C5)
?
????????????????? =B1+B2+B3 (Apresenta 80 em B5)
Vamos lá:
As células B1 a C3 contém valores que devem ser processados.
D1, D2, D3 contém fórmulas (que sempre devem ser iniciadas com "=") que multiplicam os valores das células à esquerda, nas colunas B e C. O asterísco é o símbolo da multiplicação.
B5 apresenta a soma das células B1, B2 e B3. Neste caso, basta clicar em B5 e digitar a fórmula.
Você também pode fazer assim: Clique em B5, digite "=" (só o símbolo, sem as aspas). Agora clique uma vez em B1. A planilha insere automaticamente o endereço B1 na fórmula em B5. Digite "+" (também sem as aspas), indicando a soma. Clique em B2 e o endereço é colocado na fórmula. Digite "+" e finalmente em B3. Pressione a tecla "Enter" e o resultado aparece.
Outra opção seria a de utilizar a função "SOMA" como veremos em D5. Uma e outra fórmula funcionam bem, com o mesmo resultado.
Em D5, os métodos acima também funcionariam, mas veremos outra forma. A função SOMA simplifica o trabalho quando se somam várias células.
Clique em D5 e digite o símbolo da igualdade (=) para iniciar a fórmula. Todas as funções devem ser seguidas de parênteses, onde devem ser colocados os parâmetros, ou seja, os dados que serão processados. Digite então o "abre parênteses" e a primeira célula que contém os dados, ou seja, D1. O símbolo ":" que você vê na fórmula deve ser lido como "ATÉ". Digite, então, o símbolo ":" e o endereço final D3. Pressione Enter e pronto.
Em C5, há uma outra função, a "MÉDIA", que calcula a média dos valores na faixa de células indicada. Ela deve ser utilizada da mesma maneira que a função "SOMA", com os valores entre parênteses. Note que no nosso exemplo, se um dos valores for nulo, ou seja, a célula estiver em branco, a média só vai enxergar as células restantes, que contenham valores. Isso pode parecer errado à primeira vista, mas se você precisar da média de consumo de algum material ao longo dos 12 meses do ano, com essa função, a média só levará em consideração os meses cujos valores já foram inseridos. Ao ser digitado um novo valor em um novo mês, a média é automaticamente corrigida.
Espero ter ajudado.