Tenho uma planilha que contém itens com quantidades. Como somá-l

Resolvido/Fechado
Cris - 11 dez 2013 às 09:14
visualmagu Posts 5 Data de inscrição domingo 11 de maio de 2014 Status Membro Última visita 11 de maio de 2014 - 11 mai 2014 às 21:28
Bom dia,
tenho uma planilha que contém itens com quantidades, porém esses itens se repetem, e eu gostaria de somar as quantidades repetidas.
EX

1001 10
1001 20

Eu quero que fique 1001 30

O que devo fazer?




2 Respostas

aaafelix Posts 1285 Data de inscrição sábado 10 de novembro de 2012 Status Contribuinte Última visita 27 de outubro de 2023 1.730
16 mar 2014 às 11:53
0
visualmagu Posts 5 Data de inscrição domingo 11 de maio de 2014 Status Membro Última visita 11 de maio de 2014 4
11 mai 2014 às 21:28
Há mais do que uma forma de realizar a tarefa.
A B C D

1 Norte 10 5 ??? ???? =B1*C1 (Apresenta 50 em D1)

2 Sul 20 3 ??? ???? =B2*C2 (Apresenta 60 em D2)

3 Centro 50 2 ??? ???? =B3*C3 (Apresenta 100 em D3)

4

5 Total ???? ??? ??? ???? =soma(D1:D3) Apresenta 210 em D5)
? ?
? ???????????? =média(C1:C3) Apresenta 3,33 em C5)
?
????????????????? =B1+B2+B3 (Apresenta 80 em B5)

Vamos lá:

As células B1 a C3 contém valores que devem ser processados.

D1, D2, D3 contém fórmulas (que sempre devem ser iniciadas com "=") que multiplicam os valores das células à esquerda, nas colunas B e C. O asterísco é o símbolo da multiplicação.

B5 apresenta a soma das células B1, B2 e B3. Neste caso, basta clicar em B5 e digitar a fórmula.
Você também pode fazer assim: Clique em B5, digite "=" (só o símbolo, sem as aspas). Agora clique uma vez em B1. A planilha insere automaticamente o endereço B1 na fórmula em B5. Digite "+" (também sem as aspas), indicando a soma. Clique em B2 e o endereço é colocado na fórmula. Digite "+" e finalmente em B3. Pressione a tecla "Enter" e o resultado aparece.
Outra opção seria a de utilizar a função "SOMA" como veremos em D5. Uma e outra fórmula funcionam bem, com o mesmo resultado.

Em D5, os métodos acima também funcionariam, mas veremos outra forma. A função SOMA simplifica o trabalho quando se somam várias células.
Clique em D5 e digite o símbolo da igualdade (=) para iniciar a fórmula. Todas as funções devem ser seguidas de parênteses, onde devem ser colocados os parâmetros, ou seja, os dados que serão processados. Digite então o "abre parênteses" e a primeira célula que contém os dados, ou seja, D1. O símbolo ":" que você vê na fórmula deve ser lido como "ATÉ". Digite, então, o símbolo ":" e o endereço final D3. Pressione Enter e pronto.

Em C5, há uma outra função, a "MÉDIA", que calcula a média dos valores na faixa de células indicada. Ela deve ser utilizada da mesma maneira que a função "SOMA", com os valores entre parênteses. Note que no nosso exemplo, se um dos valores for nulo, ou seja, a célula estiver em branco, a média só vai enxergar as células restantes, que contenham valores. Isso pode parecer errado à primeira vista, mas se você precisar da média de consumo de algum material ao longo dos 12 meses do ano, com essa função, a média só levará em consideração os meses cujos valores já foram inseridos. Ao ser digitado um novo valor em um novo mês, a média é automaticamente corrigida.
Espero ter ajudado.

Visualmagu

Confiando em Deus, mas fazendo minha parte.
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade