Dificuldade Gráfico de Tendências

Fechado
pieiro Posts 24 Data de inscrição quarta 1 de maio de 2013 Status Membro Última visita 11 de novembro de 2016 - 7 mar 2014 às 12:05
 pieiro - 6 abr 2014 às 16:20
Tenho umas series de valores que coloquei num gráfico, coloquei linhas de tendência em ambas as series, depois fiz uma nova serie mas com as células vazias para poder preencher manualmente e representar esses pontos no gráfico.
A minha questão é se existe alguma forma de determinar a posição desses pontos em relação às linhas de tendência?
No eixo dos yy do gráfico está a densidade, no eixo dos xx está a temperatura (estes dados são colectados através medição) as linhas de tendência representam a concentração que está relacionada com as duas variáveis anteriores, sendo que essas linhas de tendência tem valores definidos, representam o máximo e o mínimo admissível sendo o máximo 99 g/L (linha superior) e o minimo de 81 g/L (linha inferior). É também possível traçar a linha de tendência nominal 90 g/L se isso for mais conveniente.
Portando o que pretendo é saber qual a concentração que cada ponto representa quando é inserido no gráfico, actualmente essa determinação é feita a olho directamente no gráfico, após medir a densidade e a temperatura vamos ao gráfico e dizemos é mais ou menos um valor entre as linhas de tendência, mas obviamente que existe erro nessa forma de verificação e esse erro será tanto maior quanto menor for a sensibilidade de quem faz essa operação.
Aqui fica o link da folha de excel tal como está agora.

http://speedy.sh/D8TbQ/Determinacao-da-concentracao.xlsx


Obrigado

Cumprimentos

pieiro

3 Respostas

Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
7 mar 2014 às 17:02
Pieiro, Boa noite.

Para facilitar o entendimento de todos, dê alguns exemplos de como seria a determinação da CONCENTRAÇÃO para inserir no seu gráfico.

Concentração tem uma fórmula que a define?
Marque pelo menos dois pontos destes que você comentou e explique porque os marcou.

Lembre-se que você domina os seus dados e o assunto.
Nós nunca os vimos antes.
0
pieiro Posts 24 Data de inscrição quarta 1 de maio de 2013 Status Membro Última visita 11 de novembro de 2016
12 mar 2014 às 09:02
Bom dia,
não existe formula para determinar a concentração, a concentração foi determinada por experimentação e obtiveram-se os valores que deram origem às series que estão representadas por linhas de tendência no gráfico, a linha azul é a concentração mínima admissível e a linha vermelha é o limite superior admissível, volto a salientar que se for relevante ou proporcionar maior facilidade na questão posso traçar a linha nominal da concentração, pois também tenho dados para isso.
As linhas de tendência representadas são os limites admissíveis para a concentração (dentro dessas linhas estão OK), estas linhas distam entre elas 18 valores de concentração sendo que a superior vale 99 g/L e a inferior 81 g/L a linha nominal caso seja relevante vale 90 g/L.
O que eu pretendo é saber qual a concentração de cada ponto que insiro no gráfico como os dois pontos que coloquei a titulo de exemplo, olhando para o gráfico posso dizer que o primeiro ponto inserido vale mais ou menos 92 g/L e o segundo ponto vale mais ou menos 78 g/L este está fora de limites, como é fácil de compreender estes valores carecem de rigor visto que são tirados a olho e é mais ou menos, é desta forma que fazemos agora, eu queria acrescentar rigor a estas medições para que em casos de proximidade de limites ter a certeza que estamos dentro da tolerância.

http://speedy.sh/9njt7/Determinacao-da-concentracao.xlsx

Cumprimentos

pieiro
0
alguém me pode ajudar neste assunto?
obrigado
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade