Fórmula difícil

Fechado
quitomoreno Posts 3 Data de inscrição sábado 26 de novembro de 2016 Status Membro Última visita terça 29 de novembro de 2016 - 26 nov 2016 às 15:58
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 - 29 nov 2016 às 11:54
Boa tarde,
Gostaria da ajuda de alguém com uma fórmula que está me quebrando a cabeça.
Numa planilha do excel tenho um campo onde vai um código de objeto EX: ML123456789 ou CX123456789. O problema é quando leio o código de barras ele interpreta ML como 20 e CX como 10. Queria saber se tem uma fórmula que possa ser inserida na mesma célula onde é lido o código que faça essa correção automaticamente, sem que eu precise editá-la manualmente.
Desde já ageradeço!

4 Respostas

Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
26 nov 2016 às 17:13
quitomoreno, Boa tarde.

"...Queria saber se tem uma fórmula que possa ser inserida na mesma célula onde é lido o código que faça essa correção automaticamente..."
Fazer isso do jeito que você quer não tem como.
Ou tem um fórmula ou tem um valor.

Pode ser feita uma programação VBA Excel que pode executar algum processo na mesma célula em que recebe o código.
Mas mesmo assim eu acho que não teria como criar o algoritmo para interpretar todas as possibilidades de código.

Acredito que a solução esteja no aspecto fundamental: O leitor de código de barras.

O leitor funciona como se fosse um teclado.
Ele lê o que está escrito e transfere para o aplicativo aberto no momento.
Geralmente eles são de fácil utilização e fácil configuração ,quando necessário.

Você já fez um teste abrindo o word ou bloco de notas e lendo o código e verificando se o código apresentado é exatamente o que foi lido ou acontece a mesma coisa do Excel?

Se o código apresentado é o mesmo que o lido, então o leitor está funcionando corretamente.

Se acontecer a mesma coisa que acontece com o Excel, quer dizer que está havendo algum problema de leitura.

Você já tentou abrir uma planilha nova e fazer a leitura em qualquer célula e ver se acontece a mesma coisa?

Faça estes testes e me informe depois o resultado.
Aproveite e me informe a marca e modelo do leitor, talvez o manual diga algo sobre a configuração do mesmo.
Apenas mais uma tentativa de resolver o caso.
--
Belo Horizonte, MG - Brasil.
Marcílio Lobão
0
quitomoreno Posts 3 Data de inscrição sábado 26 de novembro de 2016 Status Membro Última visita terça 29 de novembro de 2016
26 nov 2016 às 20:56
Obrigado Marcílio, já fiz os testes, tanto no bloco de notas como em todos os editores de texto, o resultado é o mesmo, no lugar das letras ele retorna números, o leitor é Cipherlab linear 1500 ele tem apenas um folheto para configurar leitura de boleto bancário e para voltar a configuração de fábrica, bem básico!
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
27 nov 2016 às 13:40
quitomoreno, Boa tarde.

Estou realmente interesado em ajudá-lo, embora em se tratando de equipamento e ele estando longe do alcance da gente é mais difícil.

Fui ao site da empresa e lí o manual do seu leitor.
Embora a engenharia para contruir um leitor seja sofisticada a operação é bem simples. Como deveria ser, claro.

Você não os encontrou no CD que veio com o leitor?

Você está instalando ele agora ou ele já funcionava e começou a apresentar este problema agora?

Se você está instalando ele agora, talvez fazer um teste desinstalando ele completamente do seu sistema, dar um boot no PC e depois começar a instalá-lo novamente observando se tem alguma etapa que fale de configuração ou padrão de teclado e que possa ajudar a resolver. Isto é só uma suggestão na busca da solução.

Sei que pode parecer uma pergunta estranha mas estamos buscando uma solução, não é mesmo?
Você tem certeza que o código de barras que você está lendo tem os caracteres alfabéticos gravados nele? Se sim, você já testou este código em algum outro tipo de leitor. Talvez de um amigo, parceiro comercial etc?

Pelo o que eu entendí, somente o padrão CODE 128 é que permite misturar caracteres alfabéticos e numéricos em uma mesma leitura. O que parece ser o caso do seu código.

Abaixo tem um link para baixar uma folha de teste de leitor de código de barras. Verifique se TODOS os códigos lidos são capturados exatamente como deveriam.

Seguem abaixo os links do material referente ao seu leitor.
Site da Cipherlab
http://www.cipherlab.com/catalog.asp?CatID=8&SubcatID=10&ProdID=57&view=downloads

Folha de teste de leitor
https://barcodepoint.com/barcode-testchart.pdf

Manual do leitor 1500
http://www.cipherlab.com/livefiles/en/Documents/2218/ScanMaster%20User%20Guide_v1.83.pdf

Aguardo notícias.
Espero realmente ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0
quitomoreno Posts 3 Data de inscrição sábado 26 de novembro de 2016 Status Membro Última visita terça 29 de novembro de 2016
29 nov 2016 às 08:09
Bom dia Marcílio,
Estive estudando o manual que você enviou e todos o códigos leram perfeitamente na folha de testes, exceto o Code 2/5 Interleaved HD e LD, pois os mesmos foram lidos e resultaram um "0" no início e um "9" no final.
Mas no entanto, descobri que havia um pequeno CD guardado que contém drivers e softwares. Percebi também que o driver instalado é mais recente que o do CD, mas ao entrar no gerenciador de dispositivos ele não aparece na referida porta COM o uso da USB VCOM. Daí, fiquei com a sensação de que este é o problema. Vou continuar verificando e o manterei informado!
Cristiano Quintela.
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
29 nov 2016 às 11:54
Cristiano, Bom dia.

Ficarei então aguardando as suas notícias e que espero sejam boas.
Não era para ser complicado usar um leitor de código de barras.

Estou aqui confiante que você encontrará uma solução.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade