susana.aguiar
Posts7Data de inscriçãosábado 5 de agosto de 2017StatusMembroÚltima visita 6 de agosto de 2017
-
Atualizado em 6 ago 2017 às 08:17
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023
-
7 ago 2017 às 11:41
Olá, pessoa.. preciso de ajuda!
Estou fazendo no Excel a classificação do nível socioeconômico de 1022 indivíduos. Nesta planilha tenho uma coluna para cada item onde se questiona a quantidade existente dentro da casa de cada um deles. (Ex: banheiro, automóvel, freezer, etc..). Para cada um desses itens há uma pontuação diferente (Ex: Banheiro: Não possui=0; 1=3; 2=7; 3=10; 4 ou +=14). Comecei usando a função "SUBSTITUIR", porém tive problemas nas situações em que o indivíduo possui "1 item", que equivale a 3 pontos, pois a fórmula se confunde já que tenho também a opção "3 itens" e me fornece uma pontuação errada. Há alguma fórmula em que eu possa substituir mais de um valor ao mesmo tempo em uma mesma coluna?
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 5 ago 2017 às 11:47
suzana.aguiar, Bom dia.
Não deu para compreender exatamente o que você precisa.
Para que você utiliza a função substituir?
Você disse que tem vários indivíduos.
Cada linha se refere a 1 indivíduo?
Como cada linha abrange várias colunas e cada coluna se refere a um ítem específico e cada ítem, dependendo da resposta, terá um valor diferente, a sua intenção é ao final da linha, após as colunas de ítens, é ter uma célula com o total de pontos do indivíduo daquela linha?
Será se que você utilizasse uma tabela com os pontos para cada ítem não facilitaria a sua contagem?
Com a tabela de referência ainda ficaria mais fácil controlar os valores de cada ítem e mesmo se houver alguma alteração ficaria mais fácil.
Se você gravar um modelo da planilha em algum site gratuito, www.sendspace.com, e colocar o link aqui para download ficará mais fácil para ajudar.
Aguardamos a sua resposta.
susana.aguiar
Posts7Data de inscriçãosábado 5 de agosto de 2017StatusMembroÚltima visita 6 de agosto de 2017 5 ago 2017 às 14:25
Olá
Não sei se usei a ferramenta de forma correta, mas tentei gravar um pedacinho da planilha.. segue o link
Cada linha se refere a um indivíduo. Cada coluna se refere a um item da classificação socioeconômica. Ao final vou precisa fazer a soma da pontuação de cada indivíduo para classificá-los, porém antes preciso pontuar cada item, de acordo com a resposta de cada indivíduo.
Estou tentando de várias formas, mas não está fácil :(
Se puder ajudar agradeço muito
susana.aguiar
Posts7Data de inscriçãosábado 5 de agosto de 2017StatusMembroÚltima visita 6 de agosto de 2017 5 ago 2017 às 14:30
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 5 ago 2017 às 16:25
suzana.aguiar, Boa tarde.
Restaram algumas dúvidas:
a) Todas as respostas são formato TEXTO independente de serem valores?
b) As respostas veem automaticamente de algum outro aplicativo?
Montei uma pequena fórmula que pega o valor automaticamente na sua tabela alterada.
Porém, alguns problemas aparecem.
Tem alguns registros sem valor: fundo laranja
Algumas respostas está 4ou+, aí a tabela falha. Fundo azul.
Este pedaço da planilha que você enviou é a planilha original onde deverá incluir as fórmulas ou já é a planilha em que você começou a testar o substituir?
Assim que eu entender tudo irei ajudar você a montar a versão final.
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 5 ago 2017 às 17:09
susana.aguiar,
"Essas respostas foram digitadas manualmente após a aplicação de um questionário.
Será que devo substituir a expressão 4 ou + por uma outra para evitar o erro?"
Você pode manter a expressão 4ou+ no questionário a ser respondido.
Porém, como para apuração final o valor para 4 ou mais não se altera, sugiro digitar apenas 4, como resposta.
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 6 ago 2017 às 09:33
susana.aguiar, Bom dia.
"...Como faço para reproduzir esta formula para os outros itens..."
Como é fácil perceber, a função de pesquisa se baseia em localização física dos dados.
No caso do AUTO os valores da tabela que você montou estão no intervalo H5:I8.
Então a função pesquisa o valor da resposta SEMPRE na primeira coluna da tabela. Nesse caso, H5:H8
O valor que você quer encontrar está na 2ª coluna da tabela.
Nesse caso, I5:I8.
Por isso você digita o número 2 na função, indicando que quer o resultado da 2ª coluna da tabela. É só isso.
Como cada tabela está em uma posição diferente da planilha, basta adaptar a localização para sincronizar com o tipo de dado que está pesquisando.
Como a sua pesquisa está estruturada de forma bem profissional, sugiro que você crie uma aba exclusiva para a tabela de pontuação.
Assim, todos as referências estarão no mesmo lugar, automatizando tudo.
Você pode automatizar até mesmo as respostas da pergunta referente à escolaridade.
Basta utilizar uma outra fórmula combinando ÍNDICE + CORRESP.
Espero ter ajudado no seu trabalho.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
susana.aguiar
Posts7Data de inscriçãosábado 5 de agosto de 2017StatusMembroÚltima visita 6 de agosto de 2017 6 ago 2017 às 17:05
Olá, boa tarde. Gostaria de agradecer muito a sua ajuda! Deu super certo! Já consegui fazer a pontuação do estudo piloto e também do estudo envolvendo os 1022 indivíduos, tudo isso em curto período graças a sua ajuda. Obrigada mesmo!!!
5 ago 2017 às 14:25
Não sei se usei a ferramenta de forma correta, mas tentei gravar um pedacinho da planilha.. segue o link
https://fs06u.sendspace.com/upload?SPEED_LIMIT=0&MAX_FILE_SIZE=314572800&UPLOAD_IDENTIFIER=1168456941.1501953116.C94C0C65.17.0&DESTINATION_DIR=1
Cada linha se refere a um indivíduo. Cada coluna se refere a um item da classificação socioeconômica. Ao final vou precisa fazer a soma da pontuação de cada indivíduo para classificá-los, porém antes preciso pontuar cada item, de acordo com a resposta de cada indivíduo.
Estou tentando de várias formas, mas não está fácil :(
Se puder ajudar agradeço muito
5 ago 2017 às 14:30
https://www.sendspace.com/file/kelgsb