Boa noite,
Para fixar a célula utilize a notação "$F$4" e não "$F4", o cifrão deve está no antes e depois da letra do nome da célula que você deseja fixar. Exemplos:
Se a célula se chama "K4", então nas formulas devo chamar de "$K$4"
Se a célula se chama "L4", então nas formulas devo chamar de "$L$4"
Espero que ajude, boa sorte.
Olá.
Se eu entendi bem, a seguinte fórmula irá resolver o seu problema:
=MÉDIA(INDIRETO("$F"&LIN(F4);1):INDIRETO("$K"&LIN(L4);1))
Segue explicação:
1) Temos a função "MÉDIA", cuja sintaxe é ================================================> MÉDIA( [INTERVALO] )
2) O intervalo, nesta fórmula, será construído pela função "INDIRETO", cuja sintaxe é ================> INDIRETO( [texto de referência] ; [0 ou 1] )
sendo que:
(A fórmula está usando o tipo de endereço "A1", ou seja, iremos fornecer um endereço iniciado pela referência de uma coluna, seguido pela referência da linha)
3) O texto de referência, nesta fórmula, está sendo composto parte por texto direto e parte pela função "LIN", concatenado por meio do caracter especial "&" (ele sozinho faz o mesmo que a função concatenar).
Assim, teremos o seguinte texto de referência como resultado da fórmula "$F"&LIN(F4) ==> $F4
Observe que o "$F" veio da primeira parte anterior ao "&" e o "4" veio como resultado da função "LIN(F4)".
O mesmo está sendo feito para o segundo intervalo, "$K4", o que resultará na fórmula "MÉDIA($F4:$K4)".
A diferença é que a fórmula ficará fixa, conforme desejado.
Eu utilizei a função LIN, porque estou imaginando um cenário em que você irá ARRASTAR esta fórmula para baixo, de forma a obter as MÉDIAS do mesmo intervalo de colunas, mas para cada linha subsequente.
Deste jeito, ao ARRASTAR, teremos como resultado:
MÉDIA($F4:$K4)
MÉDIA($F5:$K5)
MÉDIA($F6:$K6)
MÉDIA($F7:$K7)
.
.
.
Obs: Ao inserir novas colunas, o resultado da fórmula se manterá, ainda que a coluna indicada dentro da função LIN mude, posto que a Coluna em si, não altera o resultado da função LIN. Exemplo: LIN(A1) é igual a LIN(Z1), pois sempre retornam o valor da linha, que é 1.
Espero ter ajudado! ;)