PC desligando do nada sozinho

Fechado
solinuh Posts 1 Data de inscrição quinta 20 de abril de 2023 Status Membro Última visita 20 de abril de 2023 - 20 abr 2023 às 22:15
C0Y073 Posts 352 Data de inscrição sábado 24 de agosto de 2013 Status Contribuinte Última visita 7 de junho de 2023 - 7 jun 2023 às 21:40

Galerinha, meu pc vive desligando sozinho do nada. as vezes são intervalos de 5-10 minutos, as vezes dura 10 segundos, as vezes 3 horas. A config dele é um:

i5 4690
8gb (2x4) de ram ddr3 1333mhz
h81m (placa mãe aleatoria generica da bluecase)
gtx 1660 galax
fonte cx550

Erro crítico clássico do windows, kernel power 41.
Bom, eu troquei de fonte, o problema continuou. não é o sistema operacional porque ele desliga sozinho antes de iniciar a bios as vezes. não é a placa de vídeo pois acontece mesmo com ela fora do pc. não é a memória ram, pois ja testei sem os 2 pentes também. acontece que fazendo um teste numa bancada sem o gabinete e só o cabo de força conectado na placa mãe (o resto tudo pra fora), eu notei que toda vez que eu conectava o cabo que alimenta o processador (aquele de 4 pinos 12v) na placa mãe, ela desligava com um tempinho. sem ele conectado, ficava completamente normal, independentemente se o processador estava na placa mãe ou fora.

A temperatura de tudo tá perfeita, e obviamente não pode ser o gabinete porque como eu disse, testei na bancada ligando sem o SW Power e mesmo assim continuou o problema.
Levei numa assistência, o pc rodou o dia inteiro sem desligar em nenhum momento, funcionou perfeitamente. porém aqui em casa já tem um outro PC, e eu testei ligar na mesma tomada que ele, pra ver se o problema era a fiação da tomada q ele tava, ou até mesmo o cabo de força da fonte. o problema continuou. testei na cozinha, em varias tomadas, testei com outro cabo de energia, e o problema persiste.

O que mais me intriga nisso é que ao mesmo tempo que parece ser o problema na entrada de 4 pinos 12v da placa mãe, também não faria sentido ser isso, já que o problema só ocorre especificamente na minha casa. Mas ao mesmo tempo, se eu desconectar o cabo da entrada, funciona normalmente.

1 Respostas

C0Y073 Posts 352 Data de inscrição sábado 24 de agosto de 2013 Status Contribuinte Última visita 7 de junho de 2023 500
7 jun 2023 às 21:40

Boa noite,

Alteração na alimentação da fonte pode passar despercebida e alterar a voltagem de saída da sua fonte. Se possível verifique com um multímetro a tensão da tomada, se está dentro do padrão aceitável para sua região, se uma tomada apresenta alteração ou variação de tensão fora do padrão, provavelmente todas as tomadas da instalação podem está comprometidas e depender do local do problema, mas cuidado com choque elétrico, se não souber manusear o equipamento, procure um profissional habilitado para verificação. 


0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade