Fixar uma formula excell

Fechado
mcb2023 Posts 1 Data de inscrição sexta 7 de abril de 2023 Status Membro Última visita 7 de abril de 2023 - 7 abr 2023 às 21:52
kiseplayer Posts 3 Data de inscrição sexta 30 de junho de 2023 Status Membro Última visita 30 de junho de 2023 - 30 jun 2023 às 15:53

ola , caros 

Tenho uma planilha de gastos, onde há uma tabela a partir da coluna F até a coluna U.
Aí, na coluna B eu gostaria de adicionar uma média dos últimos 6 meses (ou seja, da coluna F até a coluna K).
Porém, a cada mês eu vou adicionar uma nova coluna K, referente ao novo mês que irei adicionar os dados.
Aí eu fiz a fórmula "média(F4:k4)" na coluna B. Até aí tudo ok. Mas ao adicionar uma nova coluna K, a fórmula na coluna B se altera para "media(F4:L4). Eu não quero que ela se altere para L4, quero que ela continue em K4.
Como poderia fazer uma fórmula que não se altere ao adicionar colunas no intervalo da mesma fórmula? ja tentei colocar $ / f4 mas nao funciona 

minha formula é essa = maximo (d16:d26) mas ai eu preciso as vezes adicionar uma nova coluna e simplesmente a formula muda pra =maximo (d17:d27) quero que sempre fique d16

obrigada a quem puder me ajudar !


Windows / Chrome 111.0.0.0


Windows / Chrome 111.0.0.0

2 Respostas

C0Y073 Posts 352 Data de inscrição sábado 24 de agosto de 2013 Status Contribuinte Última visita 7 de junho de 2023 500
7 jun 2023 às 22:11

Boa noite,

Para fixar a célula utilize a notação "$F$4" e não "$F4", o cifrão deve está no antes e depois da letra do nome da célula que você deseja fixar. Exemplos:

Se a célula se chama "K4", então nas formulas devo chamar de "$K$4"

Se a célula se chama "L4", então nas formulas devo chamar de "$L$4"

Espero que ajude, boa sorte.


0
kiseplayer Posts 3 Data de inscrição sexta 30 de junho de 2023 Status Membro Última visita 30 de junho de 2023
30 jun 2023 às 15:53

Olá.

Se eu entendi bem, a seguinte fórmula irá resolver o seu problema:

=MÉDIA(INDIRETO("$F"&LIN(F4);1):INDIRETO("$K"&LIN(L4);1))

Segue explicação:

1) Temos a função "MÉDIA", cuja sintaxe é ================================================> MÉDIA( [INTERVALO] )

2) O intervalo, nesta fórmula, será construído pela função "INDIRETO", cuja sintaxe é ================> INDIRETO( [texto de referência] ; [0 ou 1] )

sendo que:

  • a) o texto de referência deverá ser uma composição que forma um ENDEREÇO
  • b) 0 ou 1, são opções do tipo de endereço a ser usado: 0 para "L1C1" e 1 para "A1" 

(A fórmula está usando o tipo de endereço "A1", ou seja, iremos fornecer um endereço iniciado pela referência de uma coluna, seguido pela referência da linha)

3) O texto de referência, nesta fórmula, está sendo composto parte por texto direto e parte pela função "LIN", concatenado por meio do caracter especial "&" (ele sozinho faz o mesmo que a função concatenar).

Assim, teremos o seguinte texto de referência como resultado da fórmula "$F"&LIN(F4) ==> $F4

Observe que o "$F" veio da primeira parte anterior ao "&" e o "4" veio como resultado da função "LIN(F4)".

O mesmo está sendo feito para o segundo intervalo, "$K4", o que resultará na fórmula "MÉDIA($F4:$K4)".

A diferença é que a fórmula ficará fixa, conforme desejado.

Eu utilizei a função LIN, porque estou imaginando um cenário em que você irá ARRASTAR esta fórmula para baixo, de forma a obter as MÉDIAS do mesmo intervalo de colunas, mas para cada linha subsequente.

Deste jeito, ao ARRASTAR, teremos como resultado:

MÉDIA($F4:$K4)

MÉDIA($F5:$K5)

MÉDIA($F6:$K6)

MÉDIA($F7:$K7)

.

.

.

Obs: Ao inserir novas colunas, o resultado da fórmula se manterá, ainda que a coluna indicada dentro da função LIN mude, posto que a Coluna em si, não altera o resultado da função LIN. Exemplo: LIN(A1) é igual a LIN(Z1), pois sempre retornam o valor da linha, que é 1.

Espero ter ajudado! ;)

0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade