Dúvida com planilha do Excel

Fechado
Victor - Atualizado em 19 fev 2022 às 04:59
 Victor - 20 fev 2022 às 21:23
Boa noite!

Vejam se podem me ajudar. Estou confeccionando uma planilha e gostaria de introduzir de forma automática um determinado valor (pré-estabelecido por mim) ao colocar o nome de um determinado produto. Por exemplo, toda vez que digitar o produto PASTEL, aparecerá automaticamente o valor correspondente a esse produto. E assim sucessivamente com os outros produtos. Isso é possível de ser feito? Se sim, como fazer?

7 Respostas

Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
19 fev 2022 às 07:11
Victor, Bom dia.

Claro que é possível fazer isso que você precisa.

Existem várias maneiras de se executar esse procedimento.
Eis aquí uma delas:

A) Crie uma tabela com:

a) Nome do Produto
b) Valor do produto --> Ex.: F2:G30

Depois coloque uma fórmula na célula que precisa que apareça o valor automaticamente.

Suponhamos:

A1 --> Nome Produto
A2 --> Pastel

B1 --> Preço
B2 --> Fórmula:
=PROCV(A2; F2:G30; 2; FALSO)


A função vai procurar na coluna F o NOME: pastel e na linha correspondente irá encontrar em G o VALOR.

Melhoramentos:
Para evitar de ter que digitar o nome do produto e digitar algo errado da tabela e dar erro na pesquisa, você pode colocar na célula A2 um campo de Validação de Dados com Lista de F2:F30.
Aí é só clicar na setinha ao lado do campo e escolher o produto desejado.

Era isso o que você queria?
Espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, MG - Brasil.
Marcílio Lobão
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
19 fev 2022 às 08:30
Victor,

Seria algo parecido com isso...

Somente uma suposição já que não sabemos nada sobre o layout da sua planilha.
0
Bom dia, Marcílio. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar fazer isso na planilha, porém a ideia é essa mesmo. Lembro que fiz isso a alguns anos atrás, onde colocava o nome do produto e aparecia automaticamente o preço dele, porém não consegui replicar mais nessa nova tabela.

Outra pergunta. Eu preciso necessariamente ter uma tabela dentro da planilha com os preços especificados como no exemplo que vc forneceu?

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
19 fev 2022 às 11:38
Victor,

Fico feliz em ter ajudado você.

"...Eu preciso necessariamente ter uma tabela dentro da planilha..."

Bem, vamos por partes!

Inicialmente a resposta direta é NÃO.
Não é necessário ter uma tabela para controlar os preços.

Porém...
Se você não tiver uma tabela para controlar os nomes dos produtos e os respectivos preços, você terá que fazer isso dentro de uma fórmula com função SE que vai se tornar enorme e extremamente difícil em dar manutenção quando necessário.

A tabela organiza os nomes e os preços ficando imensamente mais fácil em visualizar os produtos e preços somente em olhar.

Torna a pesquisa extremamente mais eficiente e é facilmente alterada quando for necessário.

Se você decidir em usar a tabela, o que eu recomendo imensamente, ela pode ficar na mesma aba da planilha que a pesquisa ou em uma outra aba para não ficar aparecendo ao utilizar a planilha principal.

O que você decidir estaremos aqui para ajudar.
Espero ter ajudado com as orientações.

Tenha um ótimo sábado.
0
Optando por colocar a tabela (preços e produtos) em outra aba, como faço para "importar" esses dados para a aba da planilha?

Mais uma vez, obrigado!
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
19 fev 2022 às 12:59
Victor,

"...como faço para "importar" ..."

Não é necessário fazer importação de dados.
É muito mais simples do que isso.

Supondo que:

a) A sua segunda aba chama-se: ABA2
b) Você vai colocar a tabela em A1:B30 na ABA2

Basta alterar o local da tabela de origem na fórmula da célula B2.

B1 --> Preço
B2 --> Fórmula:
=PROCV(A2; 'ABA2'!$A$2:$B$30; 2; FALSO)


É só isso.

Espero ter ajudado.
0
Boa noite, Marcílio.

Passando para agradecer as informações. Ainda não tive tempo para colocar em prática, mas assim que o fizer lhe dou um feedback.
Muito grato.

Abraços.
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade