Denunciar

Como usar duas formulas diferentes para um único resultado [Resolvido]

Faça uma pergunta Nilssilva 7Posts quinta 28 de abril de 2016Data de inscrição 2 de maio de 2016 Última visita - Última respostas em 2 Mai 2016, as 20:28
Boa noite!

Tenho uma planilha que preciso que copie o conteúdo de uma celula (texto), quando essa contiver conteúdo predeterminado.
Abaixo a imagem da planilha:

resultado em A

Quando o conteúdo da celula C for igual a NET, deve copiar o conteúdo da D na A
Se o conteúdo da D não contiver nada, então a A ficará em branco.

Lembrando que é uma lista de nome existente na C.

Grato,
Ver mais 
Útil
+1
moins plus
Nilssilva, Boa tarde.

Não conseguí entender quando você fala de:
"...Dessa posso alterar a classificação na guia ìndice_geral sem alterar o resultado guia Mensal. Entendeu... ..."

Sem ver a sua planilha está muito difícil de ajudá-lo.

Fiz um exemplo aplicando a fórmula igual você deseja.
http://speedy.sh/GVeJM/30-04-2016-Nilssilva-pt-Kioskea.xlsx
Dê uma olhada e nos diga se era isso o que você queria?

Salve a sua planilha em um site gratuito, www.speedyshare,con e coloque o link para download aquí.
Assim será possível realmente entender a sua necessidade.
Nilssilva 7Posts quinta 28 de abril de 2016Data de inscrição 2 de maio de 2016 Última visita - 2 Mai 2016, as 10:27
Bom dia meu Nobre!

O exemplo que me enviou é exatamente o que preciso, entretanto quando apliquei na planilha, ela não retornou com o resultado, ficou em branco.
Coloquei a planilha em http://speedy.sh/PBdaD/Controle-Periodicos-e-Livros.xlsx
Toda que vez que altero alguma celular na coluna L (origem) da guia Índice_geral, preciso fazer manual as alterações da guia Mensal na coluna D (origem).
E se eu especificar de qual celular ele deve copiar, irá ficar errado qual mudar a ordem da lista da Índice_geral. Essa lista em alguns momentos preciso alterar a ordem de classificação da coluna. Veja a coluna I, preciso que funcione como ela, porém como é "texto" não consigo criar a formula... rsrs

Grato,
Responder
Adicionar comentário
Útil
+1
moins plus
Nilssilva, Boa tarde.

Bem....vamos por partes.
É uma planilha bem confusa, pelo jeito do layout e pela maneira como as pessoas veem os resultados. Mas se está bem para você, tudo bem.

a)
A planilha está usando células mescladas que serão utilizadas para fazer análises através de fórmulas.
Isto é sempre um terror para o Excel.
Evite de toda a maneira possível mesclar células que serão utilizadas em fórmulas.

b)
O Excel é projetado para dar velocidade nos cálculos e com respostas precisas.
Quando é utilizado pesquisa com texto digitado igual está na planilha, além de gastar um tempo enorme digitando os textos, corre-se o risco de errar em pequenos detalhes e ficar horas procurando o defeito.

Se o desejo é se referir ao texto que está na célula C6 ao invés de digitar o TEXTO basta fazer referência à célula C6.

Alterei como exemplo as fórmulas das células Mensal! B6 e B8 e B10

Alterei as fórmulas das células Mensal! D6 e D8 e D10

Dê uma olhada e veja se é isto o que você precisa.
Se for, basta você utilizar o mesmo jeito desta fórmula para as outras pesquisas.
http://speedy.sh/GVqaM/02-05-2016-pt-Kioskea-Controle-Periodicos-e-Livros.xlsx

Era isso o que você queria?
Eu espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
Nilssilva 7Posts quinta 28 de abril de 2016Data de inscrição 2 de maio de 2016 Última visita - 2 Mai 2016, as 17:58
Boa tarde Marcílio!

Então.. Não entendi bem a lógica da formula, vou pesquisar sobre depois. O que importa é que o resultado foi o esperado.

Não entendi o porque alterou a formula da guia Mensal. Ela altera de alguma forma no resultado da duvida principal? Se não acredito estar perfeito.

Fico agradecido pelo apoio. E peço desculpa pela minha ignorância no excel... Estou aprendendo e essas dicas são muito importante. Só me enriquece no conhecimento e mostra o quanto preciso aprender ainda... VALEU MESMO

Abç
Responder
Adicionar comentário
Útil
+1
moins plus
Nilssilva, Boa Noite.

O que você precisa é localizar onde está o REG do livro da linha da fórmula e na outra planilha pegar o que está escrito lá.

"...Não entendi bem a lógica da formula, vou pesquisar sobre depois. O que importa é que o resultado foi o esperado..."
Esta fórmula é bem simples.

=ÍNDICE(Índice_Geral!$E$9:$E$781;CORRESP(C6;Índice_Geral!$H$9:$H$781;0))

1a parte:
CORRESP(C6;Índice_Geral!$H$9:$H$781;0)
Como a fórmula está na linha 6, ela pega o conteúdo de C6 que é ".Net Magazine" e procura onde ele está na outra planilha na coluna H.
A resposta é o número da linha onde está a REG que neste caso é:2
Sendo então linha 10, isto porque a pesquisa começou na linha 9 (H9:H781)

2a parte:
=ÍNDICE(Índice_Geral!$E$9:$E$781;PRIMEIRA PARTE)
Esta função Índice procura na coluna E9:E781 da outra planilha, que é onde estão os conteúdos que você quer pegar, na linha indicada na parte 1 que neste caso é 2 ou seja a segunda linha e encontra a resposta REG=321.

Usando apenas as referências você não precisa ficar digitando nem o conteúdo nem em qual linha o Excel deve pesquisar.
Você passa todo este trabalho para o Excel e o processo fica inteiramente automático.

Espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
Nilssilva 7Posts quinta 28 de abril de 2016Data de inscrição 2 de maio de 2016 Última visita - 2 Mai 2016, as 20:28
Show de bola cara.

Ao analisar melhor a formula estava nesse caminho, mais iria demorar mais tempo para descobrir... rsrs

Valeu mesmo... muito grato
Responder
Adicionar comentário
Útil
+0
moins plus
Nilssilva, Bom dia.

A sua imagem não combina com a sua explicação.
Uma das duas está incorreta.

Para fazer o que está na sua explicação, basta fazer:

A1 --> =SE(C1="NET";D1;"")

Era isso o que você queria?
Eu espero ter ajudado.
Nilssilva 7Posts quinta 28 de abril de 2016Data de inscrição 2 de maio de 2016 Última visita - 29 Abr 2016, as 18:21
Boa noite Mazzaropi!

Então, é quase isso, entretanto quero que ele identifique na lista da coluna C1:C200 onde tem NET e depois cópie o que tiver na celula D:D da mesma linha.
Devido a lista sofrer alteração (classificação) de tempos em tempos, mudando a ordem em que ela está. Como se fosse o somase ou somarproduto... Entende.

Agradeço a atenção.
Responder
Nilssilva 7Posts quinta 28 de abril de 2016Data de inscrição 2 de maio de 2016 Última visita - 29 Abr 2016, as 18:37
É possivel usar as duas formulas juntas, numa mesma celula:
SE(ÉTEXTO(Índice_Geral!C9);Índice_Geral!C9;"")
SOMARPRODUTO(Índice_Geral!C9:C200="NET");Índice_Geral!C9:C200;"")

Algo assim... porque daí ele vai procurar na coluna C qual a celula contém NET e copiar o que estiver na celula D da mesma linha.
Responder
Adicionar comentário
Útil
+0
moins plus
Nilssilva, Boa noite.

A fórmula simples que eu lhe indiquei faz exatamente isto.

Coloque a fórmula em A1 e arraste até A200

Em todas as linhas onde existir a palavra NET ele irá reproduzir o que está escrito na coluna D em frente.
Adicionar comentário
Útil
+0
moins plus
Sim. Perfeitamente, porém não posso alterar a classificação na outra guia.
Utilizei da forma que disse e consigo o resultado
SE(Índice_Geral!H9="A+U. Architecture and Urbanism";Índice_Geral!L9;"")

Mas se utilizar da seguinte maneira:
SE(Índice_Geral!H:H="A+U. Architecture and Urbanism";Índice_Geral!L:L;"")

Dá erro de Valor.

Dessa posso alterar a classificação na guia ìndice_geral sem alterar o resultado guia Mensal. Entendeu...

É possível. Tem alguma formula que consiga fazer isso.. rsrs

Grato,
Adicionar comentário

Os membros recebem mais respostas que os usuários anônimos.

Quem é membro tem acompanhamento detalhado de suas perguntas.

Os membros têm direito a opções adicionais.

Você ainda não é membro?

Inscreva-se, é gratuito e não leva mais de um minuto!