Analise sintatica interna

Fechado
Couto - 3 jul 2009 às 10:22
 wdggdf - 7 ago 2010 às 12:40
Bom dia,

Está correta a frase: Prestou-se aos enfermos todos os cuidados.

3 Respostas

Está correta a frase: Prestou-se aos enfermos todos os cuidados.

Bom, apesar de ser um site para perguntas de informática, vamos lá! vou tentar colocar em prática os ensinamentos do Professor Quatter....

Percebe-se que a oração acima está na voz passiva. Para chegar à conclusão, tive que fazer uma análise Morfológica e sintática da mesma para concluir que a oração está errada. O correto seria: "Prestaram-se aos enfermeiros todos os cuidados".

Da Análise:
Primeiro eu converti a oração passiva em uma voz ativa: "Ele prestou aos enfermeiros todos os cuidados"
Depois, fiz a análise sintática da oração:
a - Identifica o verbo: prestou
b - Pergunta ao verbo para encontrar o sujeito: "Quem prestou?" -> me deu o sujeito "Ele"
c - Novamente perguntei ao verbo pois quem presta presta alguma coisa a alguém:
i - "prestou o quê?" "todos os cuidados" o que me deu um Objeto. neste caso é um objeto direto pois o verbo não me manda uma preposição;
ii - "prestou a quem?" "aos enfermeiros" - neste caso me deu um Objeto Indireto devido à preposição enviada pelo verbo "prestou 'a'";
d - com base no item C acima, tenho um verbo transitivo direto e indireto - possui um objeto direto e um objeto indireto como respostas;

Após a análise acima, vamos à regra de conversão em voz passiva novamente: A grosso modo podemos dizer que numa voz ativa quando convertida para voz passiva, o Objeto Direto vira sujeito e o verbo recebe a partícula apassivadora "se". Lembrando que em casos de sujeito inexistente (apenas 5 verbos dos 33.822 existentes admitem sujeito inexistente e não é este o caso - consulte a gramática para maiores informações), a partícula "se" deixa de ser uma partícula apassivadora e torna-se um índice de indeterminação do sujeito...

A regra gramatical diz que o verbo deve concordar com o sujeito em número e grau (concordância verbal). Como no parágrafo anterior eu disse que o objeto direto da voz ativa ("todos os cuidados") vira sujeito na voz passiva, temos um sujeito no plural, logo o verbo deve ficar no plural: "prestaram"...

Sendo assim, concluo que a oração correta seria: "Prestaram-se aos enfermeiros todos os cuidados".

Obs: se tiver alguma coisa errada, desculpem mas eu sou apenas um Analista de Sistema tentando aplicar os novos conhecimentos!!!!
13
passando para a voz passiva o certo seria foram prestados todos os cuidados aos efermos, então acredito que seja correto dizer prestaram-se e não prestou-se.
5
gratisa Posts 4 Data de inscrição terça 7 de julho de 2009 Status Membro Última visita 8 de julho de 2009 57
8 jul 2009 às 12:04
Olha, melhor voce procurar num site de regras de lingua portuguesa .Aqui tiramos dúvidas sobre informatica em geral.
1

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade