O que são exatamente os arquivos VOB, IFO e BUP? Pensei que era apenas converter os vídeos para VOB e depois gravar no Ashampoo Burning Studio 6.80 Free, mas ao clicar em "criar um video em DVD" ele pede os três arquivos: VOB, IFO e BUP, e não sei se o Format Factory 2.70 converte vídeos de formatos como AVI, RMVB, WMV e MPEG-2 para VOB, IFO e BUP, tenho medo de usar outro conversor porque muitos são pagos e outros deixam marca d'água, que é transparente mas NÃO é invisível. Ou o Ashampoo grava apenas com o formato VOB?
Obs: Preciso gravar DVD de vídeo, e NÃO de dados.
Nenhuma versão do Format Factory cria uma estrutura de DVD-Vídeo (pasta VIDEO_TS, arquivos VOB, IFO e BUP), ele só converte para VOB sozinho (e nem sempre um aparelho lê um DVD de dados com o VOB sozinho, MPEG muito menos e AVI, nem f*dendo). Para ser lido num DVD de mesa, o disco DVD deve possuir uma pasta VIDEO_TS com arquivos VOB, IFO e BUP, que são:
- VOB: Arquivos de vídeo, com codificação semelhante a do MPEG2 (só que este não suporta as diversas faixas de áudio e legendas), o VOB inclui as legendas, o áudio e claro, o vídeo.
- IFO: Seria como um "mapa" que mostra como o DVD deve tocar no aparelho, inclui os menus.
- BUP: É um back-up do IFO.
O Ashampoo não serve para converter, apenas grava uma pasta preparada de DVD-Vídeo (VIDEO_TS), para converter um arquivo de vídeo para VOB, IFO e BUP (VIDEO_TS) e criar menus e capítulos sugiro o ConvertXtoDVD (procure uma chave de ativação para retirar a marca d'água) ou o Nero Vision. Tem o DVD Flick que é grátis mas não permite personalizar os capítulos.
E lembre-se: Um verdadeiro DVD-Vídeo (como os das locadoras) tem arquivos VOB, IFO e BUP (VIDEO_TS). AVI e MPEG não são formatos de DVD-Vídeo.
como criar a pasta de video_ts?
pq eu converti o arquivo pelo format factory para .vob. e não consigo gravar pelo nero por que não posuo a pasta video_ts
Estou atrasado em comentar esse tópico, más quem consulta-lo à partir de hoje, venho informar que ontem (13/05/2013), converti alguns arquivos MP4 para VOB, utilizando o FORMAT FACTORY e tentei criar um DVD Padrão (Áudio e Vídeo).
Em função de meu Nero (trial) ter expirado e não estar de posse da chave para ativação, tentei utilizar o Criador de DVD do Windows 7 (Ultimate 32 bits) e fiquei surpreso. Ele criou as pastas VÍDEO_TS e ÁUDIO_TS, assim como os arquivos IFO e BUP, sendo que nesse processo estava de posse apenas dos arquivos VOB criados pelo FORMAT FACTORY.
Não querendo fazer propagandas da Microsoft, sugiro que tentem vocês também utilizar esse aplicativo... Pelo menos já vem incorporado no Windows 7 e não precisa instalar, baixar ou comprar programas adicionais. Tem poucos recursos, é lento pra krlh e depende dos recursos de hardware da sua máquina, más supriu as minhas necessidades.
11 dez 2013 às 00:29
pq eu converti o arquivo pelo format factory para .vob. e não consigo gravar pelo nero por que não posuo a pasta video_ts