Caio
-
15 jul 2014 às 15:30
Caioleme25
Posts4Data de inscriçãoterça 15 de julho de 2014StatusMembroÚltima visita16 de julho de 2014
-
16 jul 2014 às 10:59
Bom dia,
Por favor preciso de uma ajuda e não estou encontrando
Tenho uma variavel de dados e preciso formatar uma formula para achar o resultado.
Exemplo,
Sou taxado em um valor X dependendo do valor do produto, e gostaria de colocar o valor do produto e automaticamente a celula puxar o valor da taxa correspondente
Exemplo de taxas
de 0 a 100 sou taxado em 18
de 99 a 199 sou taxado em 25
de 200 a 299 sou taxado em 35
de 399 a 499 sou taxado em 45
de 500 a 799 sou taxado em 50
Quero criar uma planilha que quando coloco o valor principal na célula A1 na celular A4 já me apareça a taxa correspondente
Exemplo
A! = 200 então na A4 já me mostra que a taxa e 35
estou quebrando a cabeça já até consegui o inicio da formula usando SE mas não consigo pegar todas as variáveis, so consegui a primeira variável o resto da erro usando OU
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 15 jul 2014 às 16:06
Caio, Bom dia.
Para resolver esta sua questão, existe uma função que resolve isso de maneira perfeita.
PROCV - versão Português-Brasil
O ideal é montar uma tabela e depois fazer a pesquisa por ela.
No seu exemplo de tabela existe uma falha na relação que você informou.
Veja no exemplo abaixo e me diga se assim funciona para você.
Nele eu criei uma tabela com tres colunas apenas para melhorar a questão visual, mas poderia ser uma tabela apenas com as colunas em Azul.
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 16 jul 2014 às 08:26
Caioleme25, Bom dia.
O Help do Excel tem uma explicação sobre esta função com vários exemplos e é feito de maneira didática muito boa. Experimente acessar.
Mas vamos ao solicitado Passo-a-passo.
Esta função é bem simples.
Função PROCV.
Ela Procura valores em uma COLUNA, por isto o V de vertical.
A função procura por valores na coluna indicada e depois, de forma indexada, responde com o valor indicado em qualquer coluna desejada que esteja À DIREITA desta primeira coluna.
No seu exemplo a sua tabela é E2:G6 A primeira coluna, E , será onde os valores de pesquisa serão procurados.
A segunda coluna F e a terceira coluna G são as colunas possíveis de retornarem com a sua resposta.
Vamos à função:
=PROCV ( A1 ; E2:G6 ; 3 ; VERDADEIRO )
A1 --> Valor que será procurado na primeira coluna da tabela.
E2:G6 --> Esta é a sua tabela.
Da coluna E até a coluna G, e da linha 2 até a linha 6.
A coluna E será onde o valor de A1 será procurado.
3 --> Indica que você quer trazer como resposta o valor da coluna 3, isto é, G, referente a mesma linha de onde foi encontrado o valor na coluna 1, isto é, E.
VERDADEIRO --> Significa que você deseja encontrar um valor exato OU se este valor não for localizado, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor procurado será retornado. Esta cláusula é perfeita para pesquisas por faixas em tabelas como a sua.
Vamos a um EXEMPLO prático:
A1 --> 199 A função vai procurar 199 na coluna E2 até E6
Como ela não vai encontrar este valor exato, a função procura um valor que seja imediatamente menor do que este, obedecendo o que está escrito na última cláusula da fórmula: VERDADEIRO
Então, ela encontrará o valor 100 em E3.
Aí a função irá localizar na coluna 3 (G) o valor correspondente e encontrará 25, que é a sua resposta.
Portanto, a tabela somente utiliza as colunas E e G para a pesquisa e resposta.
A coluna F foi colocada lá apenas para compor as faixas da sua tabela e facilitar o visual de quem analisa a planilha.
Era isso que você queira?
Eu espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão