Fórmula Excel

Resolvido/Fechado
FlavioBomfim Posts 2 Data de inscrição terça 24 de outubro de 2017 Status Membro Última visita 25 de outubro de 2017 - 24 out 2017 às 21:51
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 - 25 out 2017 às 14:48
Bom dia,

Tenho uma célula que tem a seguinte Formula "=PrimeiroMês" que puxa de outra célula o mês "JAN" ou o que escolher de JAN a DEZ, no caso o que aparece na Célula que tem a fórmula "=PrimeiroMês" é " JAN " , esta é a célula D33.

Na Célula acima estou tentando inserir a seguinte fórmula =SE(D33="JAN";"1"), porém o resulta em "Falso" pois o Excel não considera o que aparece e sim a fórmula da célula que é "=PrimeiroMês".

Pergunta: tem alguma maneira de alterar esta fórmula para que o Excel leia o que aparece e não a Fórmula denta da célula D33 ?

3 Respostas

Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 592
25 out 2017 às 10:08
FlavioBomfim, Bom dia.

O Excel tem sempre várias maneiras de fazer o que se deseja.

Estou usando o Excel 2007.
Não sei dizer se existe uma função igual a essa sua em versões mais novas.
Portanto, para mim, =PrimeiroMês é um intervalo nomeado ou uma função escrita em VBA Excel.

Apesar de aparecer JAN na sua célula, o conteúdo pode ser uma data e a célula estar formatada para aparecer apenas o mês de forma reduzida: MMM

Podem ser várias coisas.

O que tem na OUTRA célula de onde você está trazendo esse resultado?

Verifique se a célula D33 está formatada de maneira especial.

Sem mais detalhes fica um pouco mais difícil ajudar de forma rápida e conclusiva.

Se preferir salve a sua planilha em um site gratuito, www.sendspace.com (ou outro qualquer) e coloque o link aquí para download.
Vendo a planilha será mais fácil entender o que você realmente precisa.
FlavioBomfim Posts 2 Data de inscrição terça 24 de outubro de 2017 Status Membro Última visita 25 de outubro de 2017
25 out 2017 às 11:33
Bom dia Mazzaropi,

Primeiramente gostaria de agradecer a sua ajuda, segue o link da planilha:

https://www.sendspace.com/file/msa9vg

Veja que na Planilha eu estou tentando inserir uma fórmula que acima de cada mês de JAN a DEZ apareça os números de 1 a 12 de acordo com o mês que aparecer pois os meses podem mudar, então pensei em uma fórmula com 12 combinações, uma para cada mês na D32 até a O32:

=SE(D33="JAN";"1";SE(D33="FEV";"2";SE(D33="MAR";"3";SE(D33="ABR";"4";SE(D33="MAI";"5";SE(D33="JUN";"6";SE(D33="JUL";"7";SE(D33="AGO";"8";SE(D33="SET";"9";SE(D33="OUT";"10";SE(D33="NOV";"11";SE(D33="DEZ";"12"))))))))))))

Veja que quando alteramos a célula B26 dentre as opções que existem de JAN a DEZ, na linha 33 a sequencia de meses se alteram, por isso estou tentando esta fórmula.

A minha necessidade de incluir estes números é de em cada Renda Mensal inserir uma outra fórmula condicional " =SOMASES() " que vai puxar de outra relação de entradas e saídas de caixa/bancos que terá uma coluna classificando automático o mês de referência de acordo com a data do lançamento.

Espero ter esclarecido um pouco mais e aguardo a sua análise para tentar validar esta necessidade.

Grato.
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 592
25 out 2017 às 14:48
FlavioBomfim, Boa tarde.

A questão agora ficou muito simples de resolver.

Não sei se você cometeu um erro de digitação ou se foi intencional a fórmula do intervalo nomeado e você se esqueceu do que colocou lá.

Veja bem que a fórmula do seu intervalo =PrimeiroMês é:

=MAÍUSCULAS(TEXTO(DataInício;"mmm "))

Observe que depois do 3º m tem um espaço em branco.

Portanto o conteúdo da célula D33 não é somente "JAN".
Ele é "JAN ".
Serão sempre as 3 primeiras letras do mês + 1 espaço em branco.

Para usar uma fórmula mais eficiente tente utilizar essa abaixo:
=CORRESP(D33;{"jan ";"fev ";"mar ";"abr ";"mai ";"jun ";"jul ";"ago ";"set ";"out ";"nov ";"dez "};0)

Basta colocar essa fórmula na D32 e arrastá-la até a O32.

Lembre-se que no Excel existe sempre várias maneiras de se obter o mesmo resultado.

Era isso o que você queria?

Eu espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!