epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014
-
18 fev 2014 às 05:31
epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014
-
28 fev 2014 às 12:08
Bom dia,
Estou a tentar juntar estes alinhamentos na mesma célula, mas sem sucesso:
Tentei esta opção:
=IF(A10=Data!$O$21;IF(D10<=1600;Data!V3;IF(D10>1600;IF(D10<=2500;Data!V4;IF(D10>2500;Data!V5))));IF(A10=Data!$O$22;IF(D10<=1600;Data!V6;IF(D10>1600;IF(D10<=2500;Data!V7;IF(D10>2500;Data!V8))))))
Até dois alinhamentos funciona, mas quando tento adicionar o 3º, diz "you've entered to many arguments for this function."
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 21 fev 2014 às 16:04
Prezado Eduardo, Boa Tarde.
Recebí a sua explicação e o arquivo, mas estava com alguns assuntos para resolver por isto não lhe respondí antes. Me desculpe.
Verifiquei os seus exemplos e estranhei alguns resultados.
Pelo arquivo que eu tenho aquí comigo os valores do TX não são possíveis.
A não ser que você tenha modificado algum indicador de percentual na SUA planilha e fez os exemplos com ela.
Baseado na planilha que eu tenho aquí comigo que você enviou, o que acontece é que quando você copiou a fórmula da célula W3 e da célula Y3 e aplicou nas demais células abaixo, você esqueceu de alterar a célula de origem da pesquisa.
Portanto TODAS elas estavam referenciando-se à célula D5. Isto funcionava para a primeira ocorrência que era LP MAS... quando passavas para a próxima ocorrência LACC a célula deveria ser a D6 e na fórmula AINDA constava a D5.
O que eu fiz: a) Alterei na aba DATA as fórmulas dos ítens LACC e LASC para lhe mostrar que deste jeito funciona.
Agora é só você fazer o mesmo com os demais ítens.
b) Coloquei um adendo na fórmula da aba MOTOR TEMPLATE nas colunas J e K para somente executarem os cálculos quando houver o preechimento da coluna D Cilindrada CC. A planilha fica mais limpa e organizada assim.
c) Troquei a fórmula da aba MOTOR TEMPLATE na coluna L:
De...: =J5+K5
Para: =SOMA(J5:K5)
Segue a sua planilha com estas pequenas modificações:
http://speedy.sh/HPAaK/20-02-2014-Simulador-Auto-teste-OK.xlsx
Era isto que você precisava para continuar o seu trabalho?
Espero realmente ter ajudado você.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014 24 fev 2014 às 06:09
Prezado Marcílio
Ainda continua a ter alguns erros como explico no exemplo que se encontra no seguinte link
http://speedy.sh/3X7nu/Picture1.png
envio também a planilha completa para que tenha uma ideia mais completa da mesma
http://speedy.sh/GWXCH/Simulador-Auto-Global.xlsx
Obrigado
Eduardo Pinho
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 24 fev 2014 às 13:56
Prezado Eduardo, Bom Dia.
Pela sua resposta:
"...Ainda continua a ter alguns erros como explico no exemplo que se encontra no seguinte link..."
Eu imagino ou que você não leu a minha mensagem e observou a planilha que eu lhe enviei ou que eu não expliquei tão bem como deveria.
Vamos novamente: "Baseado na planilha que eu tenho aquí comigo que você enviou, o que acontece é que quando você copiou a fórmula da célula W3 e da célula Y3 e aplicou nas demais células abaixo, você esqueceu de alterar a célula de origem da pesquisa.
Portanto TODAS elas estavam referenciando-se à célula D5. Isto funcionava para a primeira ocorrência que era LP MAS... quando passavas para a próxima ocorrência LACC a célula deveria ser a D6 e na fórmula AINDA constava a D5."
Estou baixando e alterando a sua Planilha Completa.
IMPORTANTE: A permanência da ordem das REF na coluna A é fundamental para que a sua tabela funcione.
ALTEREI as células de referência na aba DATA na coluna W
Baixe a sua planilha completa abaixo, que eu alterei, e faça os testes.
Testei aquí e está tudo em perfeito funcionamento.
http://speedy.sh/j7X3E/24-02-2014-Simulador-Auto-Global.xlsx
MUITO IMPORTANTE: Para que a sua tabela continue a funcionar é imprescindível que a sua coluna A permaneça na mesma ordem das REF.
LP; TX; LACC; LASC; CP+; MI; CP3,6; CP10,0; TXC
Isto acontece porque a sua tabela na aba DATA tem um problema estrutural na montagem.
SE, você precisar que a cada momento possa colocar as referências de qualquer maneira, então será necessário mudar o lay-out da tabela completamente. Igual eu sugerí na primeira mensagem que lhe respondí.
Faça os testes e me diga se está como você precisa.
Espero ter ajudado.
-----------------------------------------------
Belo Horizonte, Brasil
Marcílio Lobão
epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014 26 fev 2014 às 06:10
Prezado Marcílio, bom dia,
Sinto que já estou dando trabalho demais.
Eu fiz efectivamente o que referiu e alterei a céclula de origem, contudo, e depois da sua ultima informação "IMPORTANTE: A permanência da ordem das REF na coluna A é fundamental para que a sua tabela funcione." Eu acredito que o erro que me continua a dar esteja nessa questão e que efectivamente posso ter de mudar o layout da tabela, mas não estou vendo como (sou apenas um curioso no que diz respeuito a Excel).
Envio mais umas imagens para ver se consigo fazer entender o que pretendo. Se tiver alguma sugestão, agradeço, caso contrário, também agradeço.
Efectivamente, voçê tem sido muito atencioso, e já valeu pelo que já aprendi.
Aqui seguem os links para as imgens:
Imagem 1: http://speedy.sh/mzTqN/sim1.png
Imagem 2: http://speedy.sh/6xa8n/sim2.png
Mais uma vez, grato pela paciencia.
Abraço
Eduardo
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 20 fev 2014 às 10:23
Epinho, Bom dia.
Verifiquei a sua planilha. Não conseguí identificar onde você alterou a planilha na aba DATA conforme a minha sugestão.
Apesar de você dizer que a fórmula está funcionando, na verdade ela NÃO está funcionando corretamente.
Faça um teste: Apague o valor que você colocou 1500. Veja que a fórmula continua a informar um valor como resultado, quando não deveria informar nada.
Como mencionei anteriormente, o problema da sua planilha de pesquisa está no layout. Quando você mescla células, a pesquisa fica totalmente prejudicada e passa a responder com dados errados.
Lembre-se: o banco de dados deve ser uma tabela com relacionamentos diretos entre os dados, mesmo que aparentemente não fique tão bonita como se fosse para imprimir um relatório.
A tabela na aba DATA de U2:Y27 está com referências diferentes e para mim é bem confusa.
Se você puder explicar, não precisa ser muito detalhado não, o que significam
Premio RC; Cilindrada RC; Premio DP; Cilindrada RC
Porque na mesma tabela tem Cilindrada RC duas vezes?
Você poderia escrever 2 exemplos de pesquisa com os seus resultados corretos para que eu possa compreender o que é esperado como resposta?
A princípio, continuo achando que o layout da tabela U2:Y27 deve ser alterado.
Farei o possível para ajudá-lo a resolver a sua dúvida para o seu trabalho.
Aguardo resposta.
epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014 20 fev 2014 às 11:34
Caro Marcílio Lobão,
Aqui vai a explicação. Espero ser claro, e mais uma vez muito obrigado, mesmo.
Na planilha enviada, na aba `Motor Template' os unicos campos de preenchimento que influencuiam os resultados são:
REF (A5:A13): que pode ser LP; LACC; LASC; TX; TXC; MI, CP3,6; CP10,0 ou CPP
Cilindrada cc (D5:D13): pode ser qualquer numero entre 0 e 10 000 por exemplo)
Ano de Fabrico (E5:E13):qualquer ano igual ou anterior ao actual
Capital para DP (I5:I13): pode ser qualquer valor. Este valor combinado com o ano inserido em E5:E13 é que vai determinar o valor que aparece em Capital Depreciado (K5:K13) e que influencia a FORMULA #2
<gras>FORMULA #1 REULTADO PRETENDIDO VERIFICAR NA ABA `Motor Template'!N5:N13
Se REF (coluna A) for = a LP e a CILINDRADA (coluna D) for <= 1600, então RC (coluna N) = DATA!V3
Mas
Se REF (coluna A) for = a LP e a CILINDRADA (coluna D) for > 1600 e <= 2500, então RC (coluna N) = DATA!V4
Mas
Se REF (coluna A) for = a LP e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então RC (coluna N) = DATA!V5
Mas
Se REF (coluna A) for = a LACC e a CILINDRADA (coluna D) for <= 1600, então RC (coluna N) = DATA!V6
Mas
Se REF (coluna A) for = a LACC e a CILINDRADA (coluna D) for > 1600 e <= 2500, então RC (coluna N) = DATA!V7
Mas
Se REF (coluna A) for = a LACC e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então RC (coluna N) = DATA!V8
Mas
Se REF (coluna A) for = a LASC e a CILINDRADA (coluna D) for <= 1600, então RC (coluna N) = DATA!V9
Mas
Se REF (coluna A) for = a LASC e a CILINDRADA (coluna D) for > 1600 e <= 2500, então RC (coluna N) = DATA!V10
Mas
Se REF (coluna A) for = a LASC e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então RC (coluna N) = DATA!V11
Mas
Se REF (coluna A) for = a TX e a CILINDRADA (coluna D) for <= 1500, então RC (coluna N) = DATA!V12
Mas
Se REF (coluna A) for = a TX e a CILINDRADA (coluna D) for > 1500 e <= 2500, então RC (coluna N) = DATA!V13
Mas
Se REF (coluna A) for = a TX e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então RC (coluna N) = DATA!V14
e assim por diante.
A formula que determina o preço em função da cilindrada é a que coloquei na aba DATA!W3:W27 (Cilindrada DP).
FORMULA #2 REULTADO PRETENDIDO VERIFICAR NA ABA `Motor Template'!M5:M13
Se REF (coluna A) for = a LP e a CILINDRADA (coluna D) for ? 1600, e dependendo do valor reflectido na `Motor Template'!K5:K13 (Capital Depreciado) então DP (coluna N) = DATA!X3
Mas
Se REF (coluna A) for = a LP e a CILINDRADA (coluna D) for > 1600 e <= 2500, então DP (coluna N) = DATA!X4
Mas
Se REF (coluna A) for = a LP e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então DP (coluna N) = DATA!X5
Mas
Se REF (coluna A) for = a LACC e a CILINDRADA (coluna D) for <= 1600, então DP (coluna N) = DATA!X6
Mas
Se REF (coluna A) for = a LACC e a CILINDRADA (coluna D) for > 1600 e <= 2500, então DP (coluna N) = DATA!X7
Mas
Se REF (coluna A) for = a LACC e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então DP (coluna N) = DATA!X8
Mas
Se REF (coluna A) for = a LASC e a CILINDRADA (coluna D) for <= 1600, então DP (coluna N) = DATA!X9
Mas
Se REF (coluna A) for = a LASC e a CILINDRADA (coluna D) for > 1600 e <= 2500, então DP (coluna N) = DATA!X10
Mas
Se REF (coluna A) for = a LASC e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então DP (coluna N) = DATA!X11
Mas
Se REF (coluna A) for = a TX e a CILINDRADA (coluna D) for <= 1500, então DP (coluna N) = DATA!X12
Mas
Se REF (coluna A) for = a TX e a CILINDRADA (coluna D) for > 1500 e <= 2500, então DP (coluna N) = DATA!X13
Mas
Se REF (coluna A) for = a TX e a CILINDRADA (coluna D) for > 2500, então DP (coluna N) = DATA!X14
e assim por diante.
A formula que determina o preço em função da cilindrada é a que coloquei na aba DATA!Y3:Y27 (Cilindrada DP) <---- na planilha emviada está Cilindrada RC errado.
epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014 20 fev 2014 às 14:47
Aqui vai uma imagem com a alguns exemplos na planilha
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 26 fev 2014 às 10:04
Prezado Eduardo, Bom Dia.
Como você tinha informado que o problema estava no cálculo das Cilindradas, todo o esforço foi feito na verificação destes dados.
Agora que você informou que o cálculo do Prêmio DP que está ligado diretamente ao Ano de Fabrico não está funcionando, foi necessário fazer nova pesquisa.
A coluna X da aba DATA estava com referência errada.
Foi colocada em TODAS as linhas a referência à célula H5.
Por isso, todos os cálculos apontavam para a MESMA célula, gerando um erro contínuo.
Observação: Tenha sempre, muito cuidado ao copiar fórmulas para outras células.
Verifique sempre, cada uma das células de cálculo, após fazer as cópias para ter certeza que está tudo indexado da maneira correta.
Fiz todas as alterações necessárias mas não tive tempo de fazer os testes.
Faça os testes e me diga se agora está funcionando.
http://speedy.sh/v8GHy/26-02-2014-Simulador-Auto-Global.xlsx
Espero que desta vez a sua tabela esteja apresentando os resultados esperados.
Se tudo estiver correto, concluo que podemos dar por encerrada esta primeira etapa.
"...Eu acredito que o erro que me continua a dar esteja nessa questão e que efectivamente posso ter de mudar o layout da tabela, mas não estou vendo como (sou apenas um curioso no que diz respeuito a Excel)..."
TODAS as fórmulas da sua aba Motor Template foram criadas utilizando-se o lay-out da atual tabela na aba DATA, onde as referências da coluna A, devem estar FIXAS sempre.
Para que a coluna A da aba Motor Template possa ser universal e aceitar qualquer tipo de pesquisa em qualquer linha, até mesmo repetir a mesma referência em todas as linhas, temos que fazer:
a) Construir um novo lay-out da tabela na aba DATA;
b) Construir uma nova lógica de pesquisa;
c) Refazer as fórmulas na aba Motor Template;
A construção das fórmulas ficará porém mais complexa.
Claro que sendo possível simular vários casos, ao mesmo tempo, independente do local de entrada de dados, a sua planilha ficará muito mais dinâmica e fácil de trabalhar.
Observação: Sempre que construir as fórmulas em uma planilha, pense que em um dia qualquer haverá necessidade de alterar ALGO.
Por isto elas devem ser os mais simples possível.
Quando isto for possível, claro.
A minha sugestão é que deva ser criada uma aba a mais para que possa descrever com suas palavras o que as fórmulas fazem e o porquê deste ou daquele recurso.
Assim quando for preciso alterar a planilha daqui a seis meses ou mais tempo depois, as suas próprias dicas ajudarão você ou quem tiver que fazer a manutenção, a entender como e porquê foram construídas as fórmulas daquele jeito.
Finalizando:
Vamos concluir esta primeira etapa de verificação da atual tabela agora.
Assim que tudo estiver funcionando e se você quizer podemos iniciar o processo de criação da nova Planilha mais versátil.
Tenha um bom dia.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014 26 fev 2014 às 12:28
Caro Marcílio,
Fiz vários testes e de facto se não for alterada a ordem das referencias na coluna A, todos os resultados aparecem de forma correcta. Assim sendo, esta fase pode dar como concluída.
O objectivo desta tabela é de facto que seja dinâmica e se eu não puder introduzir as referencias na coluna A de forma aleatória e até repetitiva, não me será muito útil, mas mesmo assim já deu para aprender muito.
Como faremos para criar então a planilha mais versátil? Eu enviar uma explicação global do que pretendo?
Fico a aguardar resposta.
Mais uma vez muito grato pela sua atenção, paciência e amabilidade.
Mazzaropi
Posts1985Data de inscriçãosegunda 16 de agosto de 2010StatusContribuinteÚltima visita24 de maio de 2023592 26 fev 2014 às 20:38
Prezado Eduardo, Boa Noite.
Construí um novo lay-out para a sua tabela de pesquisa.
Por causa disso foi necessário refazer grande parte das fórmulas da sua planilha.
Para evitar que eu escreva agora uma mensagem muito detalhada e grande explicando tudo o que foi feito, solicito-lhe apenas que faça os testes para verificar se está calculando corretamente.
Segurança e precisão devem ser as principais características de um processo de automação.
As REF na coluna A da aba Motor Template podem ficar da maneira que houver necessidade.
Aumentei a quantidade de linhas para melhor atender as suas necessidades de simulação.
Fiz todas as alterações necessárias. Fiz também testes.
Mas agora, VOCÊ deve fazer os seus testes, o mais completo possível e me dizer se está funcionando.
Afinal de contas, eu não entendo nada de seguros de automóveis.
Nem carro eu tenho.
Espero que funcione.
Aguardo resposta.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
epinho
Posts8Data de inscriçãoterça 18 de fevereiro de 2014StatusMembroÚltima visita 5 de março de 2014 28 fev 2014 às 12:08
Prezado Marcílio,
Após de efectuado vários testes na ultima planilha que me enviou, quero informar que está perfeita, apenas detectei um pequeno erro, que passo a explicar:
Se na coluna I5:I20 não for introduzido nenhum valor, ou até mesmo se for introduzido o valor 0 AOA (zero), na coluna M5:M20 em vez de apresentar como resultado 0 AOA (zero) ou então - AOA, apresenta #VALUE!, e consequentemente a fórmula na coluna O5:O20 não funciona (não faz a soma) e apresenta igualmente #VALUE!
Outra questão que gostaria me explicasse é a seguinte:
Se ao longo dos tempos forem surgindo novas Categorias REF (DATA!V2:V16) o procedimento para alterar é como exemplifico nesta imagem?
http://speedy.sh/qbbY2/Picture1.png
Assumindo que o procedimento está correcto, como fazia agora para adicionar mais esta categoria às fórmulas existentes nas colunas N5:N20 (DP) e M5:M20 (RC)?
Na coluna L5:L20 (Limite RC) alterei a fórmula =IF(A20="";"";VLOOKUP(A20;Data!$O$22:$P$30;2;FALSE)) para =IF(A20="";"";VLOOKUP(A20;Data!$O$22:$P$31;2;FALSE)) e ficou a funcionar bem.
Marcílio, você foi uma ajuda fantástica, e lhe fico muito grato.
Obrigado e bom final de semana.
24 fev 2014 às 06:09
Ainda continua a ter alguns erros como explico no exemplo que se encontra no seguinte link
http://speedy.sh/3X7nu/Picture1.png
envio também a planilha completa para que tenha uma ideia mais completa da mesma
http://speedy.sh/GWXCH/Simulador-Auto-Global.xlsx
Obrigado
Eduardo Pinho
24 fev 2014 às 13:56
Pela sua resposta:
"...Ainda continua a ter alguns erros como explico no exemplo que se encontra no seguinte link..."
Eu imagino ou que você não leu a minha mensagem e observou a planilha que eu lhe enviei ou que eu não expliquei tão bem como deveria.
Vamos novamente:
"Baseado na planilha que eu tenho aquí comigo que você enviou, o que acontece é que quando você copiou a fórmula da célula W3 e da célula Y3 e aplicou nas demais células abaixo, você esqueceu de alterar a célula de origem da pesquisa.
Portanto TODAS elas estavam referenciando-se à célula D5. Isto funcionava para a primeira ocorrência que era LP
MAS... quando passavas para a próxima ocorrência LACC a célula deveria ser a D6 e na fórmula AINDA constava a D5."
Estou baixando e alterando a sua Planilha Completa.
IMPORTANTE:
A permanência da ordem das REF na coluna A é fundamental para que a sua tabela funcione.
ALTEREI as células de referência na aba DATA na coluna W
Observe:
Motor Template.....DATA
A5 --> LP.................W3 ----> =SE('Motor Template'!$D$5<=1600................
A6 --> TX.................W12 --> =SE('Motor Template'!$D$6<=1500................
A7 --> LACC...........W6 ----> =SE('Motor Template'!$D$7<=1600................
A8 --> LASC...........W9 ----> =SE('Motor Template'!$D$8<=1600................
A9 --> CP+..............W26 --> =SE('Motor Template'!$D$9<=1500................
A10 --> MI...............W18 --> =SE('Motor Template'!$D$10<=1500................
A11 --> CP3,6.........W21 --> =SE('Motor Template'!$D$11<=1500................
A12 --> CP10,0......W24 --> =SE('Motor Template'!$D$12<=1500................
A13 --> TXC............W15 --> =SE('Motor Template'!$D$13<=1500................
Baixe a sua planilha completa abaixo, que eu alterei, e faça os testes.
Testei aquí e está tudo em perfeito funcionamento.
http://speedy.sh/j7X3E/24-02-2014-Simulador-Auto-Global.xlsx
MUITO IMPORTANTE:
Para que a sua tabela continue a funcionar é imprescindível que a sua coluna A permaneça na mesma ordem das REF.
LP; TX; LACC; LASC; CP+; MI; CP3,6; CP10,0; TXC
Isto acontece porque a sua tabela na aba DATA tem um problema estrutural na montagem.
SE, você precisar que a cada momento possa colocar as referências de qualquer maneira, então será necessário mudar o lay-out da tabela completamente. Igual eu sugerí na primeira mensagem que lhe respondí.
Faça os testes e me diga se está como você precisa.
Espero ter ajudado.
-----------------------------------------------
Belo Horizonte, Brasil
Marcílio Lobão
26 fev 2014 às 06:10
Sinto que já estou dando trabalho demais.
Eu fiz efectivamente o que referiu e alterei a céclula de origem, contudo, e depois da sua ultima informação "IMPORTANTE: A permanência da ordem das REF na coluna A é fundamental para que a sua tabela funcione." Eu acredito que o erro que me continua a dar esteja nessa questão e que efectivamente posso ter de mudar o layout da tabela, mas não estou vendo como (sou apenas um curioso no que diz respeuito a Excel).
Envio mais umas imagens para ver se consigo fazer entender o que pretendo. Se tiver alguma sugestão, agradeço, caso contrário, também agradeço.
Efectivamente, voçê tem sido muito atencioso, e já valeu pelo que já aprendi.
Aqui seguem os links para as imgens:
Imagem 1: http://speedy.sh/mzTqN/sim1.png
Imagem 2: http://speedy.sh/6xa8n/sim2.png
Mais uma vez, grato pela paciencia.
Abraço
Eduardo